O Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, anunciou no dia 24/09 os vencedores do Edital Catarinense de Cinema - edição 2012. Foram distribuídos R$ 3 milhões aos vencedores. O prêmio principal R$ 1,1 milhão foi para o longa-metragem Xucro - Oração do Amor Selvagem, de Faganello Comunicações Ltda ME.

O valor desta edição do Edital é de R$ 3 milhões, que representa um aumento de 52% em relação ao anterior, que foi de R$ 1,9 milhão. “O objetivo deste edital é levar toda esta produção cinematográfica feita por catarinenses para todas as regiões do Estado” - disse, satisfeito, o presidente da FCC Joceli de Souza.

O Edital contemplou quatro categorias: longa-metragem, curta-metragem, vídeo e pesquisa e desenvolvimento de projeto de longa-metragem. A premiação foi criada com a intenção de estimular a produção audiovisual no Estado, mover o mercado e gerar empregos. Diversas produções percorrem Santa Catarina com esse estímulo, que agrega fotografia, música, teatro e arte em um único produto.

Conheça os vencedores:

Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem: Selecionados:
1º - O último sopro de Patápio - Maurício de Lima Oliveira
2º - Guatá - Valdemir Klamt
3º - O Casamento de Clarice e Bataille - Julia Ancona Amaral
4º - Cine Bravos – Malcon Jean Bauer
5º - As Mãos – Maria Augusta Nunes
6º - O Menino Gurilo – Fábio Porto

7º - Horizonte Perdido – José Antônio Valentini

Vídeo:
1º - A Velha que Colecionava Xícaras – Daniela Cristina Geisler
2º - Colapso – Patríca Yannet Briggiler
3º - Nuvem – Vanessa Camassola Sandre
4º - O Sumiço da Coroa – Luiza da Luz Lins
5º - Dona Bilica em Caldos, Causos, Rendas e Pirão - Wanderléia Will
6º - Firmino & Genoveva – Leandro Andrade da Silva
7º - O Rei do Banjo – Domingos Davi Longo
8º - Ao Pé do Rádio – o Rádio Teatro em Santa Catarina – Marcos Vinícius D´elboux
9º - A Dança no Limite – Arte e Vida de Anderson Gonçalves – Sandra Meyer Nunes
10º - Instantes de um lugar qualquer – Maria Alice Vilalba Nunes 11º - Cena 11 – Tempo e Movimento – Douglas Narcizo
12º - A Noite – Rodrigo Amboni
13º - A Pandorga e o Peixe – Ivan de Sá Carneiro
14º - Cantos de Aço Farpado – Aventuras de Baleias e Homens na Costa Catarinense – Francisco José Pereira Filho
15º - De Mitos e Bichos – Cinthia Creatini da Rocha
16º - Laços – Karine Joulie Martins
17º - Música de Meninos e Outras Histórias – Vanessa Lehmkhul Pedro
18º - O Sequestro de Malick – Fábio Porto

19º - Brecha no Tempo - Cláudia Cárdenas Pires Ferreira
20º - Brancura – Geovana Aparecida Zimmermann
21º - A Carona – Christiano de Almeida Scheiner
22º - Luiz Roberto nas 4 Estações – Lícia Brancher

Curta Metragem:
01º - Talvez Neve na Serra – Ricardo Weschenfelder
02º - O Último Dente – Willian Martins
03º - Tai ...Ó – Uma Aventura na Lagoa – Maurício Venturi
04º - Terra Cabloca – Ralf Cabral Tambke
05º - O Anjo da História – Rafael Favareho Schichting

06º - O Tempo que Leva – Mariana Medeiros Cardoso Coelho
07º - Correr prá Quê? – Vanusa Angélica Ferlin
08º - Pecado Abaixo – Luiz Augusto Couto de Lima
09º - Véspera – Marco Aurélio Stroisch
10º - O Amor que não é Fino – Alessandro Danielli

Longa Metragem: Selecionado:
01º - Xucro – Oração do Amor Selvagem – Faganello Comunicações Ltda Me.

Suplente:

02º- Lua em Sagitário – Realizart Produção Audiovisual Ltda (Plural Filme Sul)

BREVE CURRÍCULO DOS JURADOS

GISELE HILTL (RS) é jornalista e profissional de comunicação social formada pela PUCRGS, produtora de cinema do sul do Brasil. Através da Producers-NGM, desde os anos 80 vem realizando produções nacionais e internacionais em co-produção, principalmente com os diretores Fábio Barreto e Sérgio Silva.

TANGO LUIZ CARLOS LACERDA (RJ) já dirigiu mais de 40 filmes, além de diretor é produtor e roteirista. Foi assistente de direção de Ruy Santos, Nelson Pereira dos Santos, Roberto Pires, Jurandyr Noronha, Carmem Santos, Adhemar Gonzaga.

CLEMENTINO JR. (RJ) é produtor, roteirista, professor de cinema e editor. Vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas – ABD Nacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Rio de Janeiro – ABDeC-RJ (2010-2011).

GERALDO VELOSO (MG) é cineasta, produtor, diretor, roteirista, montador/editor. Dirigiu os longas-metragens Perdidos e Malditos, Homo Sapiens e O Circo das Qualidades Humanas e vários curtas. Atualmente, é o Coordenador Geral do projeto Consórcio Mineiro de Audiovisual que programa a produção de vários filmes de curta e longa metragem, com a presença de participantes das oficinas de formação profissional aplicadas em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais.

GUTO PASKO (PR) Diretor de Cinema e TV, roteirista e produtor. Dirigiu e roteirizou os longa metragens “Iván – De Volta para o Passado” e “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”. Diretor da minissérie “Colônia Cecília – Uma História de Amor e Utopia” e de vários episódios de TV para o quadro Casos e Causos da RPCTV (Globo/PR). Foi presidente da AVEC - Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, Membro do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba e Conselheiro de Audiovisual na Lei Municipal de Incentivo à Cultura junto a Fundação Cultural de Curitiba. Atualmente é Diretor de Articulação Política e Integração da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas e Vice-Presidente da AVEC – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná. Formação em Produção Cênica pela UFPR – Universidade Federal do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC