FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, através de uma parceria inédita com o Instituto Inhotim, apresenta a obra Air-Cushioned Ride, do artista albanês Anri Sala, na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro, entre os dias 28 de agosto e 28 de setembro de 2011.

Nascido em Tirana, em 1974, Sala vive entre Paris e Berlim, e desde 1998 vem exibindo sua obra em importantes instituições do mundo todo, como a Tate e a Serpentine Gallery, com passagens de grande sucesso pelas bienais de Veneza (1998 e 2003) e de São Paulo (2002 e 2010), entre outras. Formado na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, e em Le Fresnoy, Studio National des Arts Contemporains, em Tourcoing, na França, é considerado um dos artistas mais importantes de sua geração.

Inicialmente interessado nas questões políticas inerentes às conturbadas transformações pelas quais passava seu País, hoje Sala faz uso de filme e vídeo para a construção de narrativas mínimas, onde a relação com a paisagem, o tempo e a memória servem como ponto de partida para a discussão da própria linguagem audiovisual e da maneira como esta se relaciona com o som, a luz e a arquitetura.

‘Alguns lugares não guardam edifícios ou datas a serem lembrados, mas produzem sua própria trilha sonora’. Com essas palavras, retiradas de suas anotações, Anri Sala descreve a ambientação de Air-Cushioned Ride (2006). O vídeo documenta uma descoberta de Sala enquanto atravessava o estado do Arizona, nos Estados Unidos, ouvindo música barroca no rádio de seu carro. Assim que o artista entrou numa área de descanso para motoristas à margem da estrada, o sinal de rádio sofreu a interferência de vários caminhões estacionados. Ao circular continuamente o agrupamento de caminhões, Sala ouvia a música country transmitida por uma segunda estação de rádio que interrompia, de modo intermitente, a música barroca. Ao som dessa trilha, o vídeo de Anri Sala mostra caminhões chegando e partindo do estacionamento e uma linha de horizonte sem fim. Numa clara referência ao gênero road movie, Sala investiga a idéia de um lugar intermediário, que nunca é o ponto de partida ou de chegada, mas que desenvolve suas potenciais qualidades a partir do tempo.

A exposição pode ser visitada de terças a domingos, entre as 9 e 21 horas.

Maiores informações através do telefone 51 32898133 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: MIS/SC