FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões têm entrada gratuita e por ordem de chegada (limitada à capacidade do espaço de 137 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Confira a programação de maio:

Fiddelsticks 2Dia 3/5: Filme "Fiddlesticks"
De Veit Helmer / Alemanha / Ficção / 2014 / 82 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: As crianças de Bollersville fogem do jardim de infância para libertar os avós do asilo.

 


meninos e reisDia 10/5: Sessão curtas-metragens nacionais
Duração total: 59 min | Classificação indicativa: Livre

Com exibição dos filmes: 

Faísca (de Luca Tarti e Paulo Lima, SP, animação, 2021, 5 min): Um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela. 
O Melhor som do mundo (de Pedro Paulo de Andrade, ficção, SP, 2015, 13 min): Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
Minha rainha (de Cecília Amado, ficção, RJ, 2008, 11 min): É noite de carnaval no Rio de Janeiro, as escolas de samba mirins se preparam para entrar na Avenida. A pequena Joseane vê seu sonho de ser porta-bandeira vir abaixo ao descobrir que ninguém encontra o seu estandarte. Sozinha no seu mundo, Joseane repassa mentalmente toda a expectativa criada em torno deste momento. Mergulhamos no seu universo particular para descobrir como uma criança pode perceber as imagens, os sons, o tempo.
Salu e o cavalo marinho (de Cecília da Fonte, animação, PE, 2014, 14 min): O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo-Marinho, folguedo típico da região onde mora. 
Meninos e Reis (de Gabriela Romeu, documentário, SP, 2016 16 min): Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reinados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro
rito de passagem.

minha vida de abobrinhaDia 17/5: Filme "Minha Vida de Abobrinha"
De Claude Barras / Animação / Suíça / 2016 / 67 min
Classificação indicativa: Livre | Indicação da Mostra: 8 anos
Sinopse: Apelidado de Abobrinha, Icare, um sensível menino de nove anos, é deixado pela polícia em um orfanato depois que sua mãe falece. Deslocado neste novo universo, ele, aos poucos, começa a se relacionar com as outras crianças e descobre o significado de amizade e confiança.

o papagaio e a pipa 03Dia 24/5: Sessão curtas-metragens nacionais
Duração total: 51 min | Classificação indicativa: Livre

Com exibição dos filmes:

O Papagaio e a Pipa (de Tiago MAL, SP, animação, 2021, 7 min): A história de um menino que constrói seu próprio papagaio e com esforço consegue colocar seu novo amigo no céu. Lá no alto, o desajeitado Papagaio conhece uma Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade, deixando o menino desesperado.
Traz outro amigo também (de Frederico Cabral, ficção, RS, 2011, 15 min): Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de 50 anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de uma pessoa?
O macaco e o rabo (dos alunos do Núcleo de Design, UFPE-CAA, sob orientação do Professor Marcos Buccini, animação, PE, 2011, 8 min): O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo. A cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.
Alma carioca – Um choro de menino (de William Côgo, animação, RJ, 2002, 6 min): Nas primeiras décadas do século passado, um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro vê o surgimento do choro ao encontrar os grandes mestres desse gênero musical genuíno, e descobre tudo aquilo que traz dentro de si: uma alma carioca.
As férias do Lord Lucas (de Tatiana Nequete, ficção, RS, 2008, 15 min): Uma marca roxa no pescoço da irmã deixa Lucas, um menino de 8 anos, preocupado. Ele tem certeza que ela foi mordida por um vampiro e que o namorado dela é esse vampiro. A partir daí, o menino viverá momentos hilários e confusos para livrar a irmã dessa “terrível maldição”. Passando pela distração do pai, até as loucuras da “Nona”, Lucas travará uma verdadeira guerra com o namorado da irmã, que o menino julga ser o “o vampiro mestre”.

kiriku e a feiticeira 02Dia 31/5: Filme "Kiriku e a feiticeira"
De Michel Ocelot / Animação/ França, Bélgica e Luxemburgo / 1988 / 71 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Ao saber que a vila onde mora na África está sendo ameaçada por um ser maligno, uma criança pequena e seu tio guerreiro decidem lutar contra a força do mal. Na batalha para salvar a vila eles encontram novos amigos e enfrentam muitos inimigos.