FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A oitava sessão do cineclube CineSonora, na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, no cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), apresenta o documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, de Alfredo Manevy. A sessão começa às 19h30, com ingressos gratuitos distribuídos no local uma hora antes, por ordem de chegada.

O filme resgata a história d o célebre cantor e compositor gaúcho, autor de grandes clássicos do samba-canção e marchinhas de carnaval. Além de revelar bastidores da vida boêmia e da obra do compositor de sucessos como “Se Acaso Você Chegasse”, “Nervos de Aço” e “Vingança” - que popularizaram o termo “dor de cotovelo” e foram interpretadas por alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira -, o documentário apresenta o contexto histórico -social da época e investiga a genealogia e o legado de Lupicínio, com muitos depoimentos e imagens de arquivo.

O bate-papo após a sessão terá como convidada Nara Hailer, produtora de finalização e assistente de montagem do documentário . A abertura da sessão traz o videoclipe “Só Pra te Ver” da banda catarinense Marelua. A exibição do documentário contará com interprete de Libras e legendagem LSE na tela, e intérprete de Libras durante o bate -papo.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse:

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor
Alfredo Manevy | Brasil | 2022 | 96’

No fim dos anos 1960, um dos maiores nomes do samba canção, o gaúcho Lupicínio Rodrigues se sentia esquecido e contou sua vida em alguns depoimentos resgatados pelo documentário. Hoje, numa Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupi nasceu, descendentes do compositor fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor.

Serviço:

O quê: Filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” - Cineclube CineSonora
Quando: 31/07/2024 (quarta-feira), às 19h30
Onde: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filme com Legendas em Libras
Classificação indicativa: 10 anos

No dia 1º de agosto, das 19h às 22h, a sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe os Encontros Direito e Cinema. A iniciativa, promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, tem entrada gratuita disponível no site portal.trt12.jus.br/escola_direito-cinema.

Nesta edição será exibido o documentário "Servidão", da Gaya Filmes. A sessão terá a presenta de Renato Barbieri, cineasta e diretor de criação da Gaya Filmes, produtora de conteúdo audiovisual sediada em Brasília, desde 1996.

Barbieri é diretor, produtor e roteirista. Começou em 1983, na produtora Olhar Eletrônico, em São Paulo, um coletivo que marcou a cena do vídeo nos anos 80. Foi diretor do Jornal de Vanguarda, na TV Bandeirantes(1988/89). Realizou mais de 60 obras audiovisuais de relevância social, ambiental e cultural, com títulos reconhecidos e premiados como Do Outro Lado da Sua Casa (1985); Atlântico Negro - na Rota dos Orixás (1998); A Invenção de Brasília (2001); Malagrida (2001); Na Corda do Círio (2002); Terra de Quilombo – Espaços de Liberdade (2002); A Liga da Língua (2003); As Vidas de Maria (2005); Felix Varela (2007); Bianchetti (2009); Mauricio de Sousa (2009); Cidades Inventadas (2010); Araraquara – Memórias de uma Cidade (2013); A Revolta dos Cabanos (2014); Guerra da Independência na Bahia (2015); Cora Coralina - Todas as Vidas (2016); Lendas Animadas (2017); Brasil Migrante (2017); Ventos que Sopram Pará (2020); as séries de impacto Consciência3 (2019) e Libertárixs (2021), dentre outros. Atualmente, está em lançamento dos longas Pureza (ficção, 2022) e Servidão (documentário, 2022), ambos sobre o trabalho escravo contemporâneo.

O Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe, de 20 de julho a 18 de agosto, a mostra Notas de uma Melodia Visual, de Eliane Prudencio da Costa, com curadoria de Marcello Carpes. A exposição marca o reencontro da artista no cenário artístico da capital. Eliane, uma expoente artista dos anos 90, apresenta para o público visitante do CIC uma série de pinturas inéditas, na qual explora a relação entre tempos e espaços, passagens de um tempo onírico visto de suas janelas poéticas. Entre o interno e externo, a visualidade e sonoridade, suas telas surgem como uma espécie de partitura musical, composta de uma fluidez no gesto e um exímio saber das cores. As composições visuais convidam os visitantes a adentrarem e descobrirem os detalhes desse universo imagético/sonoro. 

Na abertura da exposição, a banda Mil Flores, de Cacília Ramos, Emanuel Pereira, João Rômulo, Juan Carvalho, Luiz Mesquita, Marcelo Frias, Patrícia Amante, Silvano André Malagoli e Sérgio Prosdócimo, fará uma apresentação no hall do Centro Integrado de Cultura. 

Agendamentos de grupos para ações educativas podem ser feitos no contato do curador Marcello Carpes, telefone (48) 9 9128-4375 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre a artista 

Eliane Prudencio da Costa é natural de Laguna/SC (1961). Atuou no Núcleo de Ação Educativa e no Núcleo de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Formada em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participou de cursos e workshops com Jayro Schmidt, Flávia Fernandes, Fernando Lindote, Bebeto, Edyth Derdyck e Alfonso Ballestero, frequentou o ateliê livre das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) entre 1987-2008, além do curso de Cerâmica na Educação com Maria do Barro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Das exposições realizadas, destaque para: 

1985: Col. Revoada de Mamutes, ACAP; 

1987: 8º Salão de Novos, Florianópolis; 

1990: Salão Chapecoense, Chapecó/SC; 

1997: Ind. Imagens Retinianas, Casa Açoriana, Florianópolis; 

1996: Salão Elke Hering, Blumenau; 

1996: Salão Franklin Cascaes, prêmio aquisição 1º lugar; 

1999: Ind. Resgatando o Jardim, Espaço Cultural da Embratel, Florianópolis; 2001/02: Col. Pretexto Poético, MASC e itinerante nas principais cidades de SC; 2003: Ind. Memória aos 4 Ventos, Espaço Oficina, CIC; 

2005: Ind. O Morro em Recortes, Espaço Oficina, CIC; 

2006: Col. da AAPLASC no Espaço Cultural Vecchietti, Florianópolis

 

Serviço: 

O quê: exposição Notas de uma Melodia Visual 

Quando: 20.07.2024, abertura.

Visitaão: até 18.08.2024; ter. a dom., 10h às 21h

Onde: Espaço Oficinas de Arte do CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600.

Quanto: gratuito

 

Imagem

Eliane Prudencio da Costa 

Sem título, 2024

Acrílica sobre tela

120 x 80 cm 

Na próxima semana, chega ao Centro Integrado de Cultura (CIC) a terceira edição do Sci-Fi Floripa Festival Internacional de Cinema de Ficção-Científica. Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, através do Prêmio Catarinense de Cinema Edição Paulo Gustavo, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina. Além das mostras competitivas de curtas-metragens de diversos países, serão oferecidas atividades como Oficina de Escrita de Invenção com Louise Salomé, debate sobre o tema Inteligência Artifical com os jornalistas Marcelo Barcellos e Fabiana Piccinin, palestra com Alexandre Linck do canal Quadrinhos na Sarjeta, e sessões comentadas com realizadores nacionais.

O Festival começa na terça-feira dia 23 de julho, às 18h30 com homenagem póstuma a um dos maiores inventores e produtores de cinema brasileiro, o baiano Roberto Pires, cuja carreira começou nos anos 1960 em Salvador, com Glauber Rocha. Para receber a homenagem, Petrus Pires, cineasta e filho do diretor de "Abrigo Nuclear" - considerada a primeira grande produção de ficção-científica no Brasil, estará presente na abertura.

Na quarta-feira, sessão comentada exclusiva do brasileiro "Aquele Que Viu o Abismo", filme de longa-metragem premiado no Festival de Cinema de Tiradentes 2024, com a presença dos co-diretores Gregório Gananian e Negro Leo. Também está confirmada a presença da atriz franco-brasileira Clara Choveux e da cineasta Helen Quintans, comentando sua obra, e a equipe do filme "Astronauta de Pano", de Santa Catarina. 

Para homenagear Roger Corman, os cineastas Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner vão preparar sessões fantásticas, com show e performances produzidas por Clavin Trezzi. A curadoria da programação é do crítico de cinema filiado a ABRACCINE Andrey Lehnemann e a direção artística do festival e coordenação geral do cineasta Pedro MC.

O Sci-Fi Floripa é um festival criado na ocupação da Sala de Cinema do CIC pela Cinemática, desde 2016, desdobrada do cineclube.

Conforme os organizadores, as ações cineclubistas em Santa Catarina são de extrema importância no circuito de difusão, de formação de plateias, de compartilhamento de afetos e senso crítico, e principalmente, de expansão de fronteiras de linguagem.

Mais informações sobre os filmes selecionados estão disponíveis no site scififloripa.com e no perfil instagram.com/scifi.floripa

 
PROGRAMAÇÃO  
 

Terça-feira, 23 de julho


(Sala de Cinema do CIC)

18h30 Abertura com Maria Clara Vieira

Conversa com Petrus Pires

Tradução em LIBRAS

19h Sessão Longa Roberto Pires

"Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia"
(Brasil, 1990, 95’)
Dir. Roberto Pires


-


Quarta-feira, 24 de julho

(Sala de Cinema do CIC)

15h - Sessão Longa

Hercules Recycled 2.0 (2020, EUA. 70 min), de Don Moriarty, e Greg Alt
C.I. Livre

16h30 - Palestra Bahia Sci-Fi
com Petrus Pires

Tradução em LIBRAS

18h Sessão Curtas: Olhares Globais

Uma seleção de curtas-metragens internacionais que oferecem perspectivas únicas e variadas de diferentes partes do mundo.

And We’ve Called Them (2024, Turquia, 2 min.)
Stratos (2023, Chile, 3 min.)
Lab Rat (2023, Austrália, 11 min.)
Reset Now (2023, TURQUIA/ALEMANHA, 10 min.)
Specchio / Mirror (2024, ITA, 11 min)
Chase the Light (2023, China, 25 min.)
Memories Of The Imagination (2024, CHI, 27 min.)

Total: 89 min.
C.I. 14 anos

19h30 - Sessão Comentada

Conversa com Negro Leo e Gregorio Gananian, participação de Clara Chaveux e mediação de Rafaela Barbieri
Tradução em LIBRAS

"Aquele Que Viu o Abismo"
(2024, SP, 70 min.)
Dir. Negro Leo e Gregorio Gananian
com AD (Audio Descrição para cegos)

-

Quinta-feira, 25 de julho

(Sala de Cinema do CIC)

15h - Sessão O Mundo Distópico de Pfaffenbichler

2551.01 - The Kid
(Áustria, 2021, 65’)
Dir. Norbert Pfaffenbichler

2551.02 - The Orgy of the Damned
(2023, Austria, 82 min.)
Dir. Norbert Pfaffenbichler

C.I. 14 anos

18h - Sessão Longa-Metragem Etiópia

Superno (Etiópia, 2021, 90’)
Dir. Abel Mekasha

C.I. 14 anos

19h30 - Sessão Curtas: Horizontes Brasileiros

Uma jornada cinematográfica pelo Brasil, explorando histórias únicas e diversas de diferentes regiões do país.

Camerassaurus (2024, Bra/SP, 3 min.)
Out There / Lá Fora (2024, Bra/PE, 3 min.)
O Disco das Histórias (2024, Bra/SP, 5 min.)
Menina Semente (2023, Bra/PE, 10 min.)
Boa Sorte e Até Breve (2022, Bra/MG, 10 min.)
Caravana da Coragem (2023, Bra/DF, 11 min.)
c0rp0 de bytes (2024, Bra/PR, 16 min.)
Os Muitos Mundos de Piero Maria (2023, Bra/SP, 17 min.)

Total: 75 min.

20h45 - Sessão Curtas: Vozes do Brasil

Uma coletânea de curtas que destacam as vozes e visões distintas dos cineastas brasileiros, trazendo à tona a riqueza cultural do país.

reCaptcha (2023, Brasil, RJ/Bra, 13 min.)
Pulse / Pulso (2016, Bra/PR, 15 min.)
Menino de Areia (2023, Bra/RJ, 20 min.)
Shutup and Listen (2022, Bra/MG, 20 min.)
Nauru (2023, Bra/PA, 25 min.)

Total: 93 min.
C.I. 14 anos


Queens Vs. Zombies from Outer Space (2021, Bra/SP, 21 min.)
Constipação (2022, Bra/PR, 3 min.)
O Leiteiro (2024, Bra/PR, 10 min.)
Nômade (2024, Bra/RS, 3 min.)
OS EFEITOS DO RAIO GAMA NAS MARGARIDAS DO CAMPO (2024, Bra/SP, 8 min.)

C.I. 16 anos

Sexta-feira, 26-07

15h - Sessão Dupla Surpresa Homenagem Roger Corman!

18h - Mesa Homenagem Roger Corman

com Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner, mediação Rafaela Barbieri

Tradução em LIBRAS

19h - Sessão Curtas: Vozes do Brasi II

Shutup and Listen (2022, Bra/MG, 20 min.)
Nauru (2023, Bra/PA, 25 min.)

Total: 45 min
C.I. 14 anos

19h45 - Sessão Curtas: Mundos Conectados

Curtas que transcendem fronteiras e conectam culturas, explorando temas universais com um toque local.

Antropoceno (2024, Colombia, 3 min.)
Gas Attack (2024, Italia, 3 min.)
Prettify (2023, Finlândia, 4 min.)
Synapse (2024, JAP, 8 min.)
Temporal Travelers (2024, França, 11 min.)
Basalt (2024, França, 16 min.)
Entity (2024, Coreia do Sul, 18 min.)
Others (2024, EUA, 19 min.)
Turban (2023, França, 25 min.)

Total: 107 min.
C.I. 16 anos


-

Sábado 27 de julho

(Sala de Oficinas do CIC)

15h - Oficina de Escrita Criativa
com Louise Salomé
15 vagas

(Sala de Cinema do CIC)

18h - Trilha Sonora ao Vivo
Curtas de George Méliès
Condução de Luiz Felipe Soares

19h - Mesa Temática Inteligência Artificial e Internet das Coisas
Com Marcelo Barcelos, mediação Fabiana Piccinin
Tradução em LIBRAS

20h - Sessão Curtas: Mundos Sintéticos

Sessão: Mundos Sintéticos

Uma viagem por universos animados e digitais, onde a criatividade e a tecnologia se encontram para criar novas realidades. Uma coleção que mescla animação e inteligência artificial.

Catro Estacións (2023, Espanha, 2 min.)
Floraspira: Sara (2024, China, 4 min.)
Power Up (2024, ESP, 7 min.)
Astronautas / Astronauts (2023, Bra/SP, 7min)
Jelvex (Colombia, 2023, 7 min.)
Beacon 832 (2023, EUA, 10 min.)
CNX´S (2023, Argentina, 15 min.)
Anantara (2022, Bra/SP, 13 min.)
Project 405: Lost at Sea (2024, USA, 13 min.)
Decommissioned (2023, Australia, 14 min.)

Total: 92 min.
C.I. 14 anos

-

Domingo 28 de julho

17h30 - Sessão Comentada Helen Quintan

"A Lenda dos Cavaleiros da Água"
(Brasil/SP, 2024, 23’)
Dir. Helen Quintan
Mediação Rafaela Barbieri

18h - Palestra Quadrinhos na Sarjeta
com Alexandre Linck

19h Sessão Comentada Astronauta de Pano

"Astronauta de Pano"
(Brasil/SC, 2023, 15’)
Com Ruth Steyer, Déborah S. Xavier, Naiara Bertoli e Jérémie Bonheure

19h30 - Performance Drag Hera + Premiação
Apresentação Maria Clara Vieira

20h Sessão Comentada Fórmula Selvagem
"Fórmula Selvagem"
(2024, Bra/SP, 74min)
Dir. Flávio Carnielli

Tradução em LIBRAS.

22h30 - Encerramento.
 
 

 A sétima sessão do cineclube CineSonora, na próxima quarta, dia 17, no cinema do CIC, apresenta o documentário “Reggae Resistência” de Cecília Amado e Pablo Oliveira, que conta a história do reggae do Recôncavo Baiano e mostra como este ritmo de origem jamaicana se estabeleceu como um dos símbolos de resistência da cultura negra na região.

O bate-papo após a sessão terá como convidado o músico Cleó Borges, produtor musical, baixista e fundador da Banda Iriê, destaque na cena reggae de Floripa há mais de 25 anos. Na abertura da sessão, o videoclipe catarinense da noite traz a música “Santa Terra” da banda Qback, outro projeto musical de Cléo iniciado em 2018.

A exibição do documentário faz parte da parceria do CineSonora com o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, e contará com legendagem LSE e intérprete de Libras durante a conversa.

A entrada é gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.

 Sinopse:

Reggae Resistência

Cecília Amado e Pablo Oliveira | Brasil | 2023 | 60’

O documentário conta a história do reggae do Recôncavo Baiano, com destaque para as cidades de Cachoeira e São Félix, e depoimentos de nomes importantes da cena local como Edson Gomes e Nengo Vieira, que criaram os pilares de um gênero que se estabeleceu como um dos símbolos de resistência da cultura negra daquele estado.

Serviço:

Cineclube CineSonora

Data: 17/07/2024 – quarta-feira

Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura -CIC Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica,

Florianópolis - SC, 88025-20

Horário: 19h30

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.