A nona sessão do cineclube CineSonora, na próxima quarta-feira, 14 de agosto, leva ao Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), dois documentários que abordam a temática da imigração e da integração musical a partir da experiência de músicos africanos que vivem no Brasil: "Afro-Sampas" e "Eu sou de lá". A sessão começa às 19h30  e terá entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Sobre os filmes

O média-metragem “Afro-Sampas”, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Hikiji, registra encontros musicais entre músicos africanos e brasileiros que vivem e trabalham em São Paulo, compartilhando sons, memórias e criatividade, além de explorar as questões musicais e sociais envolvidas nessa interação. A produção faz parte do projeto universitário de mesmo nome, que se dedica a analisar a diáspora africana criativa no Brasil.

Já o curta-metragem “Eu Sou de Lá” de Sansara Buriti, traz o tema para o contexto de Florianópolis, ao abordar a presença de estudantes africanos que vieram morar nas redondezas da UFSC, registrando o seu cotidiano e suas impressões. Um destes personagens é o músico e filósofo caboverdiano Jeff Nefferkturu, que será o convidado para o bate-papo com o público após a sessão.

Já o videoclipe catarinense de abertura apresenta a música “Ame Mais”, novo trabalho do artista François Muleka, que também assina a direção do videoclipe. A exibição dos documentários contará com legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) na tela, e intérprete de Libras durante o bate-papo.

Sinopses:
Afro-Sampas
Jasper Chalcraft e Rose SatikoHikiji | Brasil | 2020 | 43’
A presença africana na música brasileira se manifesta de formas diversas. Se em 1966, Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os Afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois  vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. No filme Afro-Sampas observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem.

Eu Sou de Lá
Sansara Buriti | Brasil | 2014 | 25’
A mudança para um novo bairro faz uma jornalista perceber a existência de uma comunidade de universitários africanos vivendo perto de sua casa. Curiosa para saber quem são seus novos vizinhos, ela vai ao  encontro deles para ouvir suas histórias, conhecer suas origens, seus sonhos e desafios na cidade de Florianópolis.

O quê: Cineclube CineSonora
Data: 14/08/2024 (quarta-feira), às 19h30
Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av.Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filmes com Legendas para Surdos e Ensurdecidos e bate-papo com Intérprete de Libras