A oitava sessão do cineclube CineSonora, na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, no cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), apresenta o documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, de Alfredo Manevy. A sessão começa às 19h30, com ingressos gratuitos distribuídos no local uma hora antes, por ordem de chegada.

O filme resgata a história d o célebre cantor e compositor gaúcho, autor de grandes clássicos do samba-canção e marchinhas de carnaval. Além de revelar bastidores da vida boêmia e da obra do compositor de sucessos como “Se Acaso Você Chegasse”, “Nervos de Aço” e “Vingança” - que popularizaram o termo “dor de cotovelo” e foram interpretadas por alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira -, o documentário apresenta o contexto histórico -social da época e investiga a genealogia e o legado de Lupicínio, com muitos depoimentos e imagens de arquivo.

O bate-papo após a sessão terá como convidada Nara Hailer, produtora de finalização e assistente de montagem do documentário . A abertura da sessão traz o videoclipe “Só Pra te Ver” da banda catarinense Marelua. A exibição do documentário contará com interprete de Libras e legendagem LSE na tela, e intérprete de Libras durante o bate -papo.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse:

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor
Alfredo Manevy | Brasil | 2022 | 96’

No fim dos anos 1960, um dos maiores nomes do samba canção, o gaúcho Lupicínio Rodrigues se sentia esquecido e contou sua vida em alguns depoimentos resgatados pelo documentário. Hoje, numa Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupi nasceu, descendentes do compositor fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor.

O quê: Filme “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” - Cineclube CineSonora
Quando: 31/07/2024 (quarta-feira), às 19h30
Onde: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filme com Legendas em Libras
Classificação indicativa: 10 anos