A quinta sessão do cineclube CineSonora, na próxima quarta-feira, dia 19 de junho, às 19h30, leva para a tela do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o documentário “Fevereiros”, de Marcio Debellian. A obra resgata o universo familiar, festivo e religioso da cantora Maria Bethânia, celebrando a diversidade da música e da fé do povo brasileiro, a partir do vitorioso carnaval da Mangueira em homenagem à cantora. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no local do evento uma hora antes da sessão.

Conduzido por Bethânia, o filme conta ainda com depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque e do carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, entre outros, numa vibrante conexão entre o Rio de Janeiro e a Bahia, registrando as festas populares de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano e os bastidores do Carnaval da Mangueira na capital carioca.

O bate-papo após a sessão terá como convidada a artista e professora de canto Maria Júlia Muniz, e o videoclipe catarinense na abertura traz a música “Que Seja Bom” da cantora Fran Silveira. A exibição do documentário faz parte da parceria do CineSonora com o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, e contará com legendagem em Libras na tela e intérprete de Libras durante a conversa.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do
Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Sinopse:
Fevereiros
Márcio Debellian | Brasil | 2019 | 75’

A Mangueira foi campeã do carnaval carioca em 2016 com um enredo em homenagem a Maria Bethânia. Este foi o ponto de partida de “Fevereiros”, que acompanhou a preparação da Escola – dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e percorreu uma viagem ao Recôncavo baiano acompanhando a cantora nas festas populares de sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação. Neste percurso Rio-Bahia,
o filme descobre o universo que inspirou o desfile e aponta conexões entre as tradições do recôncavo e o surgimento do samba carioca.

O quê: Cineclube CineSonora
Quando: 19/06/2024 (quarta-feira), às 19h30
Onde: Sala da Cinema Gilberto Gerlach –  No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filme com Legendas em Libras
Classificação indicativa: 10 anos