A quarta edição do cineclube CineSonora, que ocorre na próxima quarta (05/06), às 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), abre espaço para a produção audiovisual ligada à música catarinense, com a exibição de dois documentários média-metragens das bandas Grillo e os Mosquitos e Parafuso Silvestre, destaques da cena independente de Floripa. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

O filme “Pedindo Nostalgia Quando a Rotina Dói” resgata a trajetória da Parafuso Silvestre, banda formada por Taro Löcherbach, Julio Victor, Bruno Arceno e Juarez Mendonça que mescla rock alternativo, com elementos de pop e influências que vão das trilhas sonoras de cinema e games à música brasileira. O tom poético e imersivo do som da banda, se traduz numa produção repleta de depoimentos e imagens intimistas.

Na sequência, ocorre o lançamento do documentário “Ticket para Levitação - Uma (segunda) Vivência Grillo e os Mosquitos” traz os bastidores do processo criativo deste versátil trio instrumental de Florianópolis, formado pelos músicos João Peters (baixo), Pedro Germer (guitarra) e Gustavo Grillo (bateria), que se reuniu ao longo de 10 dias para trabalhar no desenvolvimento de novas faixas da banda.

Em comum, as duas obras mostram o processo criativo de duas bandas autorais de Floripa, em projetos audiovisuais viabilizados via editais de cultura:“Pedindo Nostalgia Quando a Rotina Dói” é um projeto contemplado no Edital #SCulturaemSuaCasa da Fundação Catarinense de Cultura – FCC 2020, lançado durante a pandemia, enquanto o inédito “Ticket para Levitação” foi contemplado no Edital Lei Paulo Gustavo LPG D+ - FCC 2023.

A abertura da sessão contará ainda com o videoclipe da música “Maria José”, novo trabalho da banda Stella Folks, outra produção audiovisual realizada via editais de cultura. Após a exibição, o bate-papo com integrantes das bandas, será mediado pelo jornalista Marcelo Mancha.

Estimular a cena cultural de Floripa em torno da música e do cinema é um dos objetivos do cineclube CineSonora, que irá exibir sessões quinzenais de documentários musicais no cinema do CIC, com entrada gratuita, sempre acompanhadas de bate-papo com artistas e produtores, e a exibição de videoclipes catarinenses. O cineclube é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopses:

Pedindo Nostalgia Quando a Rotina Dói
2020 - Lara Koer e Luanda Wilk - 45’
O documentário resgata a trajetória da banda de rock Parafuso Silvestre de Florianópolis, desde a sua criação em 2012 até o período da pandemia, com depoimentos dos integrantes e amigos, imagens de arquivo e bastidores das gravações.

“Ticket para Levitação - Uma (segunda) Vivência Grillo e os Mosquitos”
2024 - Willian de Souza - 37’
Durante um período de 10 dias, os músicos conviveram e moraram juntos no Estúdio do Grillo, localizado em Florianópolis (SC). Ao capturar cada momento do processo de criação, a experiência guiada pelos próprios musicistas em uma espécie de react torna a relação entre espectador e artistas ainda mais íntima.

Acessibilidade:
O documentário “Pedindo Nostalgia Quando a Rotina Dói” será exibido com Legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), enquanto “Ticket para Levitação” contará com tradução em Libras, além das legendas LSE. Já o bate-papo após a sessão contará com intérprete de Libras.

O quê: Cineclube CineSonora
Data: 05/06/2024 (quarta-feira), às 19h30
Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura - CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC