A exibição do filme Nosferatu, com trilha sonora executada pelo grupo Skrotes, será realizada no dia 15 de outubro, às 19h, na sala de cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC).  O filme de terror clássico que marcou a história do expressionismo alemão, de 1922, teve sua trilha sonora original perdida e recomposta por uma orquestra décadas depois. Agora, ganha roupagem sonora inédita no projeto do trio Skrotes, que executa a trilha sonora da obra cinematográfica dirigida por Friedrich Wilhelm Murnau, com exibição simultânea do filme.

Fundado em 2009, o trio instrumental Os Skrotes, integrado pelo baixista Chico Abreu, o tecladista Igor de Patta e o baterista Guilherme Ledoux é reconhecido pelo experimentalismo e desconstrução sonora. Entretanto, a banda afirma que produzir uma nova trilha sonora para o filme Nosferatu foi um dos maiores desafios da trajetória do grupo. "Teremos momentos mais suaves e outros super tensos”, adianta Ledoux, que conta ainda queo grupo Skrotes criou cerca de dez composições para as apresentações: “o filme tem cerca de uma hora e trinta minutos de duração, diferente dos nossos shows que costumam ter cerca de cinquenta minutos”.

Para o tecladista Igor de Patta, o grande desafio em fazer a trilha sonora de “Nosferatu” não é compor as peças. “O maior desafio é tocar ao vivo, durante mais de uma hora. Diferente de uma orquestra, nós somos menos integrantes e teremos que ser múltiplos para nos desdobrar no palco. Apesar de trazermos pequenos trechos de nossas canções, até por razões de identidade, iremos apresentar composições inéditas. E mesmo com o auxílio da partitura e roteiro, é difícil lembrar os tempos de mudanças de timbres e peças. Mas está soando muito bem, é uma das melhores coisas que já produzi." Nosferatu é uma adaptação cinematográfica do romance “Drácula”, de Bram Stoker, e conta a história de um vampiro, o conde Graf Orlock (Max Schreck), que está vendendo seu castelo nos Montes Cárpatos para se mudar para Bremen, na Alemanha. O conde, que se apaixona pela jovem casada com o agente imobiliário, Ellen (Greta Schröder), espalha terror na cidade alemã. “Muitos desconhecem que nos primórdios do cinema havia a limitação tecnológica que impedia que a trilha pudesse ser acrescentada à película. A sessão promove um retorno no tempo, uma experiência imersiva. O que na época era uma limitação, hoje torna uma obra única. É o cinema recuperando sua própria história".

Exibição do filme Nosferatu, com trilha sonora executada pelo grupo Skrotes

Data: 15 de outubro, às 19h

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach no Centro Integrado de Cultura (CIC

Classificação: 16 anos