FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A sessão da próxima terça-feira (26) do Cineclub Italiano terá a exibição do filme "Black Sabbath - As Três Máscaras do Terror" (1963), de Mario Bava. A sessão começa às 19h no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e tem entrada gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes (a partir das 18h) no local, até o esgotamento. 

O projeto tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli, do departamento de Línguas e Literaturas estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e por Antonio Cava.

Sobre o filme

“Black Sabbath - As três Máscaras do Terror” de 1963 (O título do filme inspirou o nome da famosa banda de rock inglesa) é uma antologia com três episódios ecléticos do gótico italiano, um de mistério, outro sobre vampirismo russo e o terceiro: o sobrenatural. Baseados em contos de três grandes escritores: Tchekhov, Tolstói e F. G. Snyder. 

Nessa antologia o diretor criou uma das cenas mais divertidas do cinema. O apresentador do filme é o icônico ator Boris Karloff, que aparece também em um dos episódios. Mas é na cena final quando o ator está a cavalo numa floresta, que Bava vai revelando os truques da cena: o cavalo falso, o vento do ventilador, e figurantes segurando galhos de árvore parecendo uma floresta. Um final auto irônico que já nasceu cult e inspirou o poético final de “La nave Va” do Fellini. 

Serviço:

O quê: Cineclub Italiano - "Black Sabbath - As Três Máscaras do Terror", de Mario Bava.
Quando: 26 de setembro de 2023, às 19h
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita - distribuição de ingressos uma hora antes da sessão, no local.
Classificação indicativa: 14 anos