FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

ATENÇÃO: As sessões dos dias 10 e 17 foram canceladas por necessidade de manutenção do Cinema. 

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá três sessões neste mês de dezembro, sempre aos sábados, às 16h. Os filmes têm entrada gratuita e são exibidos na telona do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura, com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Confira a programação:

Dia 3/12:

Poporopó (de Luis Antônio Igreja, ficção, Brasil, 2021, 80min.) Livre
Julieta é uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. A vida da garota muda drasticamente quando seus pais decidem deixar o circo e tentar a
sorte em uma cidade próxima. Vestindo sempre seus trajes típicos e usando uma linguagem universal que dispensa palavras, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida.

Dia 10/12:

Sessão Curtas Nacionais Mostra 2022 (48 min) Livre

Aquarelado (e Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min.)
“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da companhia, no dia 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.

Tatá e os amigos do cerrado (de Julio Quinan e Ricardo Gonçalves, GO, animação, 2020, 8 min.)
“Tatá e os amigos do Cerrado” é uma série de animação composta por pequenas histórias protagonizadas por animais do Cerrado brasileiro. O conteúdo, apresentado de forma lúdica e de fácil compreensão, tem o objetivo de despertar nas crianças uma consciência ambiental e de sustentabilidade.

O acordeonista (de Guilherme Dimov e Marcelo Pitel, SP, animação, 2022, 2 min.)
Um músico de rua vaga pela cidade à procura de um espaço para exibir sua arte, mas encontra dificuldades, pois o espaço urbano começa a ser disputado pelo som de caixas amplificadoras cada vez mais potentes.

Palmilha (de Anderson Lima, MG, ficção, 2018, 10 min.)
Após descobrir um furo no seu tênis, Gabi desiste de participar de uma partida de futebol. Mas Camile vai fazer de tudo para conseguir uma palmilha para o calçado da amiga.

Tom-Tom dente de leão (de Ariédhine Carvalho, SP, animação, 2021, 3 min.)
Tom-tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-Tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.

Lucy solta os bichos (de Sergio Martinelli e Billy Fernandes, SP, animação, 2022, 12 min.)
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas. 

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)
Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

Dia 17/12: 

Kubo e as cordas mágicas (de Travis Knight, animação, EUA, 2016, 101 min.)
Classificação indicativa: 8 anos

Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um  espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de
deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.