FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) passará por uma completa reforma elétrica a partir do início do próximo ano. O espaço encerrou recentemente as atividades de 2023, quando foi palco de 102 apresentações que atraíram um público de 21,4 mil pessoas. 

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira, lembra que o TAC completa 150 anos em 2025. "Esta obra é mais que merecida para a salvaguarda deste patrimônio tão importante para todos os catarinenses", avalia.

Para a administradora do Teatro, Carla Cristina Zonatto, a reforma é importante para garantir a segurança de colaboradores, artistas e público. "A iniciativa também mostra um olhar diferenciado que o governador Jorginho Mello tem com os bens tombados do Estado", ressalta. 

A Reforma

De acordo com o Memorial Descritivo do Projeto Elétrico do Teatro Álvaro de Carvalho, a reforma das instalações elétricas na edificação se faz necessária pois sua infraestrutura, cabos, quadros e pontos elétricos deverão estar adequados às prescrições previstas nas normas vigentes. Entre as alterações está prevista a instalação de uma nova entrada de energia, com subestação em pedestal de 300KVA para suprimento da nova demanda. Também serão instalados interruptores tipo “DR” (Diferencial Residual) em série com disjuntores termomagnéticos para os circuitos de tomadas de uso geral, a fim de aumentar a proteção das pessoas contra choques elétricos.

Conforme o contrato, haverá o cuidado de se manter luminárias como pendentes e lustres caraterísticos da edificação, sendo necessária apenas a substituição de suas lâmpadas por novas. Em determinados locais, serão instalados novos pontos para melhorar a iluminação, como na área administrativa do Teatro.

Toda a nova infraestrutura foi projetada de modo que haja o mínimo de intervenção na alvenaria, uma vez que o TAC está situado em um prédio que é patrimônio tombado. O Teatro foi inaugurado em 7 de setembro de 1875 e ficará fechado para espetáculos durante a reforma. O investimento será de quase R$ 1,9 milhão na execução dos trabalhos. O prazo previsto para o seu término é de 180 dias.