A Formação de Cordas da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) volta ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) para mais uma apresentação da Série "Temporada Orquestral: Metamorfoses" no dia 15 de maio. às 20h. Dando seguimento à série que foi iniciada em março, a OFiC apresenta a segunda parte, denominada "Metamorfoses II - Origens", que continuará a promover o diálogo entre a música, artes visuais e literatura.
A metamorfose encapsula dentro de si múltiplos significados, desde a transformação relacionada ao processo biológico humano, até a busca metafísica pela essência do indivíduo. Neste segundo programa da série, a transformação continua sendo o tema central, mas dessa vez lançando luz sobre as mutações de ordem natural, onde a natureza, com os seus fenômenos mais puros, nos revela que a origem de tudo está na essência da vida natural que nos permeia.
No programa, uma das suítes mais emblemáticas da música inglesa, "Sea Sketches" ou "Esquetes do Mar", em tradução livre para o português, da compositora Grace Williams. Um verdadeiro panorama musical visual da vida marinha e de todos os seus magníficos fenômenos naturais. A narrativa musical nos leva a apreciar desde passeios tranquilos de barco pelo mar, até a sensualidade das sereias que fascinam e selam o destino da vida daqueles que se deparam com o seus irresistíveis cantos. Seguindo, a OFiC, com seus solistas de violino, farão um compêndio das celebradas "Quatro Estações" do compositor italiano Vivaldi e das "Estações Portenhas" do revolucionário argentino Piazzolla. Para maximizar a experiência musical da plateia, serão intercalados poemas originais escritos pelo próprio Vivaldi para os seus Concertos para Violino, juntamente com textos do escritor argentino Jorge Luis Borges, aficionado pelo estilo musical do tango. Também serão projetadas telas do pintor inglês William Turner, que soube traduzir na sua pintura as nuances peculiares da natureza inglesa, em especial as paisagens marinhas.
Enfim, é no ato amplo da criação, unindo a obra musical, literária e pictórica, todas em diálogo e conexão com a performance artística, que o processo de transformação artística é atingido na sua plenitude. Mais que uma realidade limitada do microcosmo, esse processo de transmutação e metamorfose, alcança tamanho e dinamismo incomparáveis quando produzidos em corrente. Para além da esfera musical, se buscamos uma experiência artística reveladora, ela só se dá através do diálogo complementar, onde as diferentes formas de arte congruem, aproximando a literatura e as artes visuais da música. É isso também que tentamos construir neste programa: uma narrativa musical completa.
A verdadeira transmutação é aquela que surge dentro de cada um de nós: a metamorfose das vibrações! E ela começa no processo de escuta, na nossa vontade de vibrar em harmonia.
PROGRAMA
Grace Williams: “Sea Sketches”
Antonio Vivaldi: "Outono", "Inverno" e "Verão" das “Quatro Estações”
Astor Piazzolla: "Verão" e "Outono" das “Estações Portenhas”
Ingressos à venda no site Pensa no Evento
Classificação indicativa: livre
O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe nos dias 9 e 10 de maio, às 19h30, o show do Mago das Megabolhas. Os ingressos estão à venda no site Sympla.
O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), recebe no dia 7 de maio, às 20h, o show de comédia stand-up Rio Comedy. Os ingressos estão à venda no site Minha Entrada.
O show é para quem procura uma dose autêntica de humor carioca, combinando o talento de cinco humoristas: Marcos Castro (criador do famoso quadro “UTC – Não Pode Rir” do YouTube), Daniel Curi (um dos primeiros integrantes do canal Parafernalha), Bira Thomazi (uma das grandes revelações da comédia do Rio) e Marcos Rossi (também integrante do UTC e um dos maiores imitadores da atualidade). A cada noite um comediante convidado participa do show, garantindo uma dinâmica sempre renovada e imprevisível.
Classificação indicativa: 12 anos
A programação especial de reabertura do Teatro Álvaro de Carvalho, de 16 a 31 de março, teve a presença de cerca de 4 mil pessoas, que prestigiaram 11 espetáculos.
Os grupos e artistas que tiverem interesse em enviar solicitações de pautas para o ano de 2025, já podem preencher o formulário disponível no link abaixo:
:: ACESSE O FORMULÁRIO DE PAUTAS
A Comissão de Pauta do Teatro analisará os pedidos e os solicitantes receberão retorno por e-mail com mais informações sobre confirmação de datas e demais procedimentos.
As propostas serão avaliadas segundo critérios definidos no Regulamento para ocupação dos teatros administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), tais como: cumprimento das normas de apresentação da proposta e preenchimento correto do formulário; adequação do evento às características físicas e técnicas do teatro solicitado; qualificação técnica do proponente; mérito técnico, artístico e cultural da proposta; originalidade da concepção artística; quantidade de propostas previamente aprovadas neste ano para a mesma companhia/artista; e diversidade de linguagens.
É fundamental observar o regulamento para ocupação dos teatros que, além dos critérios, especifica ainda as etapas para a assinatura dos contratos de uso e as regras de uso do espaço cultural. As taxas de utilização dos teatros também foram atualizadas para o próximo ano e podem ser conferidas clicando aqui.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Comissão de Pauta pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para encerrar a programação de reabertura do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o cantor Gustavo Bardmin e o Duo Viocello se apresentam no dia 30 de março, às 19h. O show tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site Sympla.
O carisma e a voz inconfundível de Gustavo Bardim, vencedor do The Voice Kids 2021, e o talento, a energia e os arranjos incríveis do Duo Viocello, um dos grupos mais populares de Santa Catarina, se uniram para realizar uma turnê inédita que promete ficar marcada na memória e no coração dos Catarinenses. O repertório é diversificado, composto por músicas sertanejas, pop, clássicos internacionais e músicas próprias.