Quem passa em frente do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) nas últimas semanas já deve ter reparado que no lugar onde há até pouco tempo se viam os seis vitrais que complementam a arquitetura do prédio histórico agora estão tapumes. Isso ocorre devido à restauração pela qual passam as peças em vidro desde o fim de setembro e que tem previsão de término na próxima semana.
O projeto de restauração visa à preservação da história e cultura do estado. A ação tem como objetivo recuperar a integridade dos painéis e está sendo conduzida pela conservadora Mariana Wertheimer, que já realizou uma ação semelhante no vitral do Museu Histórico de Santa Catarina, concluído no fim de setembro. A especialista é reconhecida por sua expertise em Conservação e Restauro de Vitrais, tendo realizado intervenções em painéis medievais do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e em painéis modernistas do Instituto Nacional de Estatística, ambos em Portugal.
Os vitrais estão sendo restaurados em bancadas para trabalhar fissuras e consertar partes quebradas. Depois eles voltarão já montados para serem encaixados novamente nas janelas do TAC.
Sobre os vitrais
Cada um dos seis vitrais retirados retrata uma manifestação cultural de Santa Catarina, como o boi de mamão, pau de fita, cacumbi e o carnaval. Eles foram produzidos pela Casa Conrado, do Rio de Janeiro, e incorporados à edificação nos anos 1950.