O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe neste sábado (1º) a segunda temporada do espetáculo "As Masculinidades em Ney". O show começa às 20h.
"As masculinidades em Ney" é um desdobramento de pesquisas entre arte, performance, estudos de gênero e psicanálise desenvolvidas pelo artista e psicanalista Anderson Abreu, desde 2019. Tendo como inspiração em sua pesquisa os modos como Ney Matogrosso utiliza sua voz, corpo, identidade e sexualidade nos conteúdos de sua arte, o performer mira em sua atuação a masculinidade dita universal. Aquela que é firmada numa lógica inquestionável e que, assentada numa supremacia falocêntrica e enigmática, causa mal estar na vida das pessoas.
Nesta segunda temporada o espetáculo terá a parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, compondo um desabrochar de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo). Esta participação vem para marcar um movimento mais intimista, introspectivo e reflexivo ao espetáculo.
Sinopse:
Utilizando das linguagens do teatro, da música e da performance, Anderson Abreu inspira-se na obra de Ney Matogrosso para trazer ao palco, de forma subversiva, a ideia de que exista uma única masculinidade. Sua performance coloca em cena a possibilidade de pensar a masculinidade como diversa no bojo social, tendo-a como múltipla, mutante e diferenciada nas diversas configurações e subjetivações. Este espetáculo não é um cover.
Ficha técnica:
Conceito do espetáculo e pesquisa: Anderson Abreu
Direção artística e produção: Cleia Canatto
Direção Musical: José Nilo Valle
Direção de Imagem: Soninha Vill
Arranjos: Bruno Arceno
Produção Executiva: André Almeida
Textos: Anderson Abreu
Assistente de Camarim: Alessandra Valentin
Figurinos: Anderson Abreu, Cléia Canatto, Alessandra Valentin e Carla
Cenografia: Tiago Machado
Maquiagem: Isadora Prazeres
Administração e Financeiro: Marcelo Guedert
Assessoria de Imprensa: Fernando Guedert
Mídias e projeto gráfico: Thyene e Anderson Abreu
Fotografia: Soninha Vill
Vídeos: Beto Fonseca
Sonorização: Juarez
Iluminação/iluminador: Marco Ribeiro
Casting:
Performer: Anderson Abreu
Performer e dançarina: Duda Movimenta
Piano/teclado: Willian Morais
Flauta: Fernanda Granato
Percussão: Hiago Oliveira
Octeto de Cordas (primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos, e contrabaixo acústico): Músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina