A Orquestra de Cordas da Ilha, apresenta o próximo concerto, com repertório de importantes Compositores da Música Germânica. Com acesso gratuito, o concerto será realizado dia 4 de maio às 20h30, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.
O programa, De Carl Philipp Emanuel Bach, Sinfonia em Si bemol, é uma das seis sinfonias escritas para cordas, o filho do maior compositor de todos os tempos, desenvolveu uma estética bastante diferente do pai e exerceu grande influência em compositores relevantes da história da música.
De Johann Sebastian Bach, o coral Ich ruf’zu dir, Herr Jesu Christ, é uma breve peça que denota a mão de um mestre de sua arte, a profundidade de expressão aliada ao domínio absoluto da ciência musical. Bach, foi um dos mais conceituados compositores de todos os tempos e conhecido como o maior organista de sua época.
De Eduard Franck, Adagio para sexteto de cordas. Franck foi aluno exemplar de Mendelssohn, e compositor pouco conhecido provavelmente devido na demora do tempo em publicar suas obras. Esse adagio para cordas, prova da sua maestria como compositor, o movimento lento pode ser considerado um dos mais belos criados no século XIX.
De Wolfgang Amadeus Mozart, Divertimento para cordas em Ré maior, compôs durante uma viagem a Itália, e nos leva a imaginar o estilo que o compositor adotava para compor suas obras, ainda adolescente em 1772, bem diferente do praticado por C.P.E. Bach na mesma época. De Felix Mendelssohn Bartholdy, “Capriccio” para quarteto de cordas, composto nos seus últimos anos de vida. É uma bela e expressiva melodia
lenta segue um fugato extraordinário que demonstra o domínio perfeito que o compositor tinha do contraponto, foi grande admirador de Johann Sebastian Bach durante toda sua vida.