O palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) terá o espetáculo Le Fantôme du Musée (O Fantasma do Museu) neste domingo, 06, a partir das 19h.
A obra conta a história de dois jornalistas, um espiritualista e outro cético, que se conhecem em um museu de assuntos transcendentais, em Paris, para fazer uma reportagem. Durante o trabalho, a divergência de opiniões entre eles cria intenso debate sobre o mundo espiritual e a existência dos espíritos. Aliado às discussões, um misterioso personagem constantemente visto pelo espiritualista e não visto pelo cético, cria situações embaraçosas e engraçadas, que terminam num desfecho surpreendente.
A peça se passa no ano de 1896, porém, faz referências à década de 1850, marcada, na França, pelo fenômeno das “mesas girantes”. Desde 1848, com o episódio das irmãs Fox, em Hydesville, nos Estados Unidos, fenômenos de batidas já chamavam a atenção do mundo para a manifestação dos espíritos. Pouco tempo depois, a Europa seria tomada pela febre das “mesas girantes”, que se tornou uma moda. Eram comuns, na Inglaterra, elegantes reuniões onde, após o chá, os convivas se divertiam consultando as mesas. Na França o fenômeno popularizou-se nos saraus. Foi em 1854 que o professor Rivail (depois chamado Allan Kardec) ouviu falar desse fenômeno. Após estudar o assunto meticulosamente, iniciou a publicação de uma série de livros, dando origem à Doutrina Espírita. O primeiro foi O Livro dos Espíritos, lançado em 1857 e Kardec faleceu em 1869.
Ficha técnica: Texto: Rogério Felisbino da Silva e Gabriel Nunes do Carmo - Direção: O grupo - Assistente de direção: Roga Rodrigues - Elenco: Gabriel Nunes do Carmo, Henri (zelador do museu), Isaac Guilhon Nunes, Jean Joly (jornalista espiritualista), Rogério Felisbino da Silva e Etienne Chateaubriand (jornalista cético) - Cenografia: Luiz Fernando Felisbino da Silva (relógio), Susana Lucinara Azolim Frescura (quadros), Rogério Silva, Gabriel Nunes e Isaac Guilhon (adereços).
Serviço:
Le Fantôme du Musée
Data: 06/10/2019 às 19h
Local: TAC
Classificação indicativa: livre.
Valor dos ingressos: R$ 20,00 inteira; R$ 10,00 (estudantes, idosos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos, doadores regulares de sangue e professores).
**Venda nas bilheterias dos teatros. Ingressos não numerados.