Coleção de Estudos Museológicos
Atendendo a uma das diretrizes da Política Estadual de Museus, que discute e orienta a valorização dos profissionais de museus, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), lançou a Coleção Estudos Museológicos. O intuito desta coleção é sanar dúvidas, promover ações com a participação de diferentes públicos e incentivar a criação de projetos culturais, assim como instruir e fortalecer a prática museológica no estado.
É importante enfatizar que nossa perspectiva é de que a Coleção Estudos Museológicos possibilite ao leitor um conhecimento sobre o complexo trabalho desenvolvido nos museus, em favorecimento da valorização e da preservação das memórias e identidades culturais de uma sociedade ou território.
Volume 1
O primeiro volume, lançando em 2012, é titulado Conversação Preventiva de Acervos. Escrito pelas conservadoras e restauradoras de bens culturais Lia Canola Texeira e Vanilde Rohling Ghizoni, esta publicação tem como finalidade discorrer sobre orientações e procedimentos básicos para conservação preventiva e gestão de riscos de acervo museológico. As autoras são integrantes da Associação Catarinense de Conservação e Restauração de Bens Culturais – ACCR.
Volume 2
Dando continuidade à Coleção Estudos Museológicos, o segundo volume Documentação Museológica e Gestão de Acervos, lançado em 2014, foi escrito pela Prof.ª Dr.ª Renata Cardozo Padilha, docente do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Visa debater e orientar procedimentos adotados na documentação museológica; afinal, é por meio dela que são possibilitadas as pesquisas para implantações de ações de preservação e comunicação dos acervos, o que consequentemente viabiliza a construção de um conhecimento que atenda – e até ultrapasse – as múltiplas expectativas dos variados tipos de público.
Volume 3
O terceiro volume, Orientações para Gestão e Planejamento de Museus, lançado em 2014, foi escrito pela Prof.ª Dr.ª Manuelina Maria Duarte Cândido, docente do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás. Tem como objetivo cogitar orientações acerca da gestão e planejamento sobre museus. Um dos grandes desafios da atualidade, a gestão é um processo imprescindível para qualificação das instituições museológicas. É por meio dela que as instituições implementam sua missão, visando o cumprimento de seus objetivos.
Guia de Museus de Santa Catarina
Entendendo a necessidade de disponibilizar as informações e propiciar o acesso ao público da diversidade museológica catarinense, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM), apresenta o Guia de Museus de Santa Catarina.
Esta publicação, lançada em 2024, conta com breves informações sobre os espaços de memória catarinenses cadastrados no SEM. São apresentadas 201 instituições distribuídas em 113 municípios que preservam, pesquisam e comunicam a história, a cultura, a arte, a natureza, os saberes e a pluralidade da identidade do povo catarinense. Este guia pretende possibilitar, além da promoção e da difusão destas instituições, uma aproximação com o visitante que encontrará ocasião de explorar e vivenciar a diversidade temática presente no estado.
Relatório do Cadastro Catarinense de Museus
Relatório do Cadastro Catarinense de Museus
A segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus - 2021 conta com dados coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020. Teve a participação de 166 instituições.
A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas na nossa sociedade e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las.
Relatórios sobre impactos da pandemia da Covid-19 nas instituições catarinenses
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural (DPAC), desenvolveu os relatórios a partir dos dados obtidos nas três edições da pesquisa que buscou identificar os possíveis impactos causados pela pandemia de Covid-19 nos museus de
Santa Catarina. Foi disponibilizado um formulário online, através de link enviado por e-mail às 223 instituições museológicas que atualmente fazem parte da rede do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC). Ressaltamos que o formulário não foi enviado às instituições que já se encontravam temporariamente fechadas antes do período pandêmico. A primeira edição ocorreu de 28/04/2020 a 31/05/2020 e a segunda ocorreu de 17/05/2021 até 21/06/2021 e a terceira e última edição da pesquisa, de 12/04/2022 até 31/05/2022.
Relatório da 1ª Edição - 2020:
A primeira edição da pesquisa foi lançada em 28 de abril de 2020, ficando disponível para acesso num período de 34 dias, até 31/05/2020. Foi disponibilizado um formulário online, através de um link enviado por e-mail, às 209 instituições museológicas que na época faziam parte da rede do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina. A pesquisa, com vinte perguntas, coletou dados de 79 envios de formulários preenchidos, totalizando 37,79% de participação das instituições museológicas de 52 municípios.
Relatório da 2ª Edição - 2021:
No ano de 2021, a coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina elaborou e efetuou a segunda edição da pesquisa do Impacto da Pandemia da Covid-19 nas Instituições Catarinenses. A pesquisa foi composta por 29 perguntas e ficou disponível em formato on-line para acesso num período de 36 dias, de 17/05/2021 a 21/06/2021. Obteve adesão de 109 instituições de 67 municípios catarinenses, totalizando 49,54% de participação das instituições museológicas de nossa rede na época da coleta das informações.
Relatório da 3ª Edição - 2022:
Em novembro de 2022 foi lançada a terceira e última publicação do Relatório, com a continuidade da coleta de dados iniciada durante a crise sanitária. Desta vez, a pesquisa contou com 101 instituições de 67 municípios catarinenses que totalizaram 45,3% de participação das 223 instituições museológicas que atualmente fazem parte da rede do SEM/SC. A pesquisa,
com 28 perguntas, esteve disponível para acesso num período de 50 dias, de 12/04/2022 até 31/05/2022.
Cartilha de medidas para a reabertura dos museus em SC
Cartilha de medidas para a reabertura dos museus em SC
O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) produziu uma cartilha com recomendações para proteção dos acervos, dos profissionais e do público durante a pandemia da Covid-19, voltada a instituições museológicas. O material segue as orientações do International Council of Museums (ICOM) Brasil, a partir das determinações emitidas pelas autoridades sanitárias do país.
A iniciativa parte da necessidade de medidas de proteção dos profissionais e público de museus, buscando estratégias para garantir as atividades de preservação de seus acervos. Entre os pontos abordados, estão recomendações quanto ao afastamento de profissionais que estejam em grupos de risco; à organização de escalas ou plantões; ao uso de equipamentos de proteção individual; além de outros tópicos pertinentes à atual situação.
Caderno do participante do 5º Fórum Catarinense de Museus
Caderno do participante do 5º Fórum Catarinense de Museus
O Caderno do Participante do 5º Fórum Catarinense de Museus apresenta todas as informações essenciais para os participantes, com a programação completa, mapa com os locais do evento e listas com sugestões de hotéis e restaurantes. A publicação traz, ainda, entre as páginas 47 e 61, a minuta do Estatuto Catarinense de Museus. O documento pretende regulamentar o setor de museus do estado de Santa Catarina, em consonância com a Política Nacional de Museus e a legislação federal do campo museal.