No Dia Nacional do Folclore, 22 de agosto, o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, recebe o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais de Florianópolis. O evento é gratuito e tem parceria da FCC.
A Rede das Culturas Populares e Tradicionais - Território SC, promotora do evento, é um espaço permanente de reflexão, debate e ação integrando os diferentes grupos, comunidades, movimentos culturais e sociais, fóruns de economia solidária, entidades e outros integrantes do universo das culturas populares e tradicionais, de forma independente e autogerida.
Pré-Programação:
16h: Roda de Conversa e Convivência entre os Povos das Comunidades das Culturas Populares e Tradicionais e convidados - Local: Jardins do Museu Histórico de Santa Catarina
17h: Uma conversa especial, de um representante das políticas pública Nacional - Local: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina
18h: Instalação do "Fórum Setorial para as Culturas Populares e Tradicionais de Florianópolis - SC - Local: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina
Mais informações: http://cultura.sc/rcpt
Fonte: Rede das Culturas Populares e Tradicionais
Fonte: Rede das Culturas Populares e Tradicionais
A exposição Âmago; um Você foi aberta oficialmente na noite de 13 de agosto na Unesc, em Criciúma. O acervo do artista Ramonn Vieitez, de Recife (PE), ficará no Espaço Cultural (hall do Bloco Administrativo) até o dia 14 de setembro, das 9h às 22h. Escolas e pessoas interessadas em agendar visitas mediadas podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3431-2622.
A abertura contou com a presença de alunos do curso de Artes Visuais entre outros interessados pela arte. A coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Reddig, destacou a importância dos acadêmicos acompanharem exposições para que possam amarrar diálogos a partir da produção de artistas. Ela destacou que esta é a exposição de número 99, durante os 13 anos de trabalhos realizados no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte".
“Uma universidade é um lugar de ensino, pesquisa e extensão e nisso está incluso a cultura. Aprender a olhar, aprender a sentir, isso é importante demais. Então talvez essa seja uma das principais contribuições que uma universidade comunitária possa oferecer para a comunidade”, comentou a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back.
Na ocasião foi assinado o protocolo de doação de uma das obras para o Acervo Artístico Cultural Unesc.
Sobre o artista
Ramonn Vieitez é um artista plástico, graduado em Design de Moda e especialista em Patrimônio Histórico. Seus trabalhos são inspirados por fantasias, amor e ódio, violência, sobrenatural e especialmente sobre a figura masculina. Seus trabalhos têm como características uma notória paixão pelo figurativo aliado a uma explosão de cores.
Ele trabalha com bidimensionais, especialmente pintura, trazendo o imaginário delicado de um jovem aliado à violência do urbano, acreditando na identificação da obra com o contemporâneo.
Fonte: http://www.unesc.net/portal/blog/ver/114/23778
Fonte: Unesc
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura, na Capital, abre o segundo semestre de 2013 com um recorte de seu acervo retratado pela mostra “Gravar: técnica e expressão”, de 14 de agosto a 29 de setembro. Sob o olhar curatorial de Onor Filomeno e Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), a mostra traz 111 obras de 111 artistas. “Ela tem caráter didático, pois trará diferentes técnicas de gravura”, revela a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.
Durante a exposição também haverá oficina gratuita. “O aprendizado da gravura, invariavelmente, dá-se em ambientes coletivos: as oficinas, com suas prensas, equipamentos e instrumentos, que normalmente são compartilhados”, justifica Onor Filomeno. “A Oficina de Gravuras existe no Centro Integrado de Cultura desde a sua criação, em 1981, com muita procura e aceitação”, conta Carlos Roberto de Oliveira, o Bebeto, que ministra a oficina.
O acervo do Masc possui atualmente cerca de 1,8 mil obras de artistas nacionais e internacionais.
O que dizem os curadores
Onor Filomeno - Nomes significativos da arte brasileira estão impressos nos papéis em nosso acervo, assinando e numerando em cada prova, em seu processo individual, manual e alquímico de impressão e reprodução. Procuramos dar um caráter didático à mostra, buscando ressaltar as diferentes técnicas e expressões, ligadas apenas por um fio condutor: o ato de gravar. Nesta mostra montaremos uma pequena oficina, para que a fruição também possa de dar em forma coletiva, em torno de uma prensa e seus materiais.
Carlos Roberto de Oliveira - Chamamos de gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz, ou seja, reprodução numerada e assinada uma a uma, compondo desta forma uma edição restrita. Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, grosso modo, mas quando este carimbo é fruto de elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um original - urna matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identifiquem dentro da produção desse artista.
Técnicas de Gravuras
Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.
Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.
Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.
Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.
Serviço:
O quê: Exposição Gravar: técnica e expressão
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Quando: de 14 de agosto a 29 de setembro de 2013
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Oficina de gravura: todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h, enquanto durar a exposição
Vagas limitadas (13 participantes)
Inscrições: (48) 3953-2312/3953-2314
Informações sobre a exposição: (48) 3953-2319
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência junto ao Masc
Entrada gratuita
::: Confira também a agenda do Masc para o segundo semestre de 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, José Roberto Martins, oficializou na tarde de segunda-feira (12) a retomada da parceria entre o Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras e o navegador Amyr Klink, benemérito do museu. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação que rege o Conselho Gestor do Museu. “Quero ser mais um marinheiro nesta causa”, declarou o secretário Beto Martins. “Precisamos e administradores com visão”, completa a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan-SC) , Liliane Nozzola.
Para a administradora do museu, Andréia de Oliveira, começa um novo momento. “Queremos que todos saibam que não é somente um museu, mas um conceito que deve ser compreendido por todo o grupo, como centro de referência de preservação da história da navegação”. Participam do Conselho Gestor o Iphan; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes; Fundação Catarinense de Cultura; Santa Catarina Turismo; Porto de São Francisco do Sul; prefeitura Municipal de São Francisco do Sul; Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar e o benemérito Amyr Klink. O objetivo básico da união de esforços, garantiu o secretário Beto Martins, é a manutenção, valorização, e o desenvolvimento do museu e para que a comunidade, definitivamente, aproprie-se dele.
Mais sobre o museu - O Museu foi instalado nos antigos armazéns da extinta Empresa de Navegação Cia Hoepcke onde é possível ainda visualizar os antigos trilhos para vagonetes que ligavam os amplos galpões aos trapiches onde atracavam os navios.
A construção está em sintonia com a bela Baia Babitonga. No passado os armazéns guardavam erva-mate, sacos de sal e outros produtos, além de presenciar a circulação de inúmeros trabalhadores, passageiros e comerciantes interessados no transporte marítimo.
Atualmente, após ser restaurado serve de porto seguro para canoas de um pau só, canoas bordadas do litoral catarinense, canoas do baixo São Francisco, canoas de tolda ou Sergipana, a canoa Chacreira do Rio Grande do Sul e ainda; as baleeiras de casco liso ou trincado pintadas de cores vivas, que são do ponto de vista da carpintaria, verdadeiras obras-primas. Traineiras, botes, jangadas de cinco paus, jangadas de tábuas, Saveiros da Bahia que são os descendentes dos caravelões da costa e o cúter do Maranhão. Essas e muitas outras embarcações estão distribuídas em salas temáticas configurando o que há de mais expressivo quando se fala em barcos tradicionais do nosso país.
Na sala dedicada ao navegador Amyr Klink, o famoso navegador brasileiro, o museu tem a canoa que ele ganhou quando criança. Seu barco IAT que ficou por algum tempo em exposição no museu, foi levado para restauro e no momento não integra a exposição.
O acervo do Museu Nacional do Mar é composto por 91 embarcações em tamanho original e cerca de 150 miniaturas que estão expostas na sala do modelismo e mais a Coleção Alves Câmara do séc. XXI que é a reprodução da coleção original que se encontra no espaço cultural da Marinha com sede no Rio de Janeiro. A ideia de reproduzi-la em escala (1:25) foi estimulada pelo navegador Amyr Klink. Nasceu desta forma a Coleção Alves Câmara do sec. XXI que já possui 88 modelos de embarcações tradicionais de todo o Brasil, agregando outros modelos tradicionais além dos da coleção real. A confecção da Coleção Alves Câmara contou com a colaboração, dos modelistas – Carlos Heitor Chaves, Luiz Lauro Pereira Junior e Conny Baumgart, este, o modelista de barcos e de pássaros.
Todo acervo do Museu Nacional do Mar foi tombado por Lei Federal em 2010.
O Museu Nacional do Mar abriga também o acervo da Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, formada por mais de mil e quinhentos volumes de temática naval incluindo obras raras, fotografias, desenhos e cartas náuticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC