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A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Diretoria de Difusão Artística, anuncia a abertura de mais seis oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os cursos, que marcarão o segundo semestre da Oficina de Artes, são: Oficina da Palavra, História da Pintura - do século XX ao início do século XX, Linguagem em Artes Plásticas, Composição e Teoria das Cores, Expressões Visuais e Gravura. "O exercício pleno e livre das artes, com a orientação de artistas que imprimem a informalidade, faz com que as Oficinas de Arte cumpram o seu importante papel de difusão de uma política pública voltada para atender o cidadão catarinense, explorando sua inventividade e criatividade", enfatiza, a diretora de Difusão Artística, Mary Garcia.

1) Oficina da Palavra Orientador: Jayro Schmidt

Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Início: 3 de setembro de 2013

Término: 26 de novembro de 2013

Período de duração: 3 meses

Dias da semana: terças-feiras

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: 10

Máximo de Alunos: 15

2) História da pintura - do século XV ao início do século XX Orientador: Jayro Schmidt

A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Início: 5 de setembro de 2013

Término: 28 de novembro de 2013

Período de duração: três meses

Dias da semana: quintas-feiras

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: 10

Máximo de alunos: 15

3) Linguagem em Artes Plásticas - Orientador: Jayro Schmidt

A oficina oferece práticas por meio de técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Período: 4 de setembro de 2013

Término: 27 de novembro de 2013

Dias da semana: quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: cinco

Máximo de alunos: 10

Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)

4)Composição e teoria das cores - Orientadora: Patrícia Amante

A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores; Analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.

Início: 2 de setembro de 2013

Término: 25 de novembro de 2013

Dias da semana: segundas-feiras

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: 06

Máximo de alunos: 12

5) Expressões visuais - Orientadora: Mara Santos

Iniciação e vivências em artes visuais com noções básicas sobre o desenho de observação, sobre a pintura contemporânea, e atividades relacionadas às mídias digitais. Também vivenciar a dinâmica entre o olhar e desenhar, entre o perceber e conceituar, entre experiência e informação, que permitirá pensar sobre a ação do desenhar construindo uma poética nascida de um olhar pessoal e singular.

Dia da semana:

Terças-feiras das 15h às 18h

Período: 27 de agosto a 29 de outubro

Dia da semana:

Quintas-feiras das 18h às 21h

Período: 29 de agosto a 31 de outubro

Idade mínima: 14 anos

6)Gravura - Orientador: Bebeto

A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Oficina para iniciantes e avançados

Mínimo de alunos para iniciar turmas: 5 alunos

Máximo de alunos por turma: 20 alunos

Idade mínima: 12 anos

Vagas: segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã (das 9h às 12h)

Segundas e quartas -feiras à noite (das 18h30 às 21h)

Serviço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefones: (48) 3953-2310/ (48) 3953-2312/(48) 3953-2314

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu da Música está instalado no antigo Salão Hammermeister, na cidade de Timbó, que foi construído no início do século XX por imigrantes alemães, unicamente com a função de salão de bailes e está situado em local privilegiado e cercado por paisagens rurais. A técnica construtiva mais marcante do edifício é a de alvenaria autoportante de tijolos aparentes. Tombado pelo patrimônio histórico através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pensando na preservação do bem cultural, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal.

O Museu da Música foi inaugurado em 19 de setembro de 2004, tendo como idealizador o Pastor Hans Hermann Ziel, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural. Possui um amplo acervo constituído de instrumentos musicais dos mais variados tipos e épocas, coleções de gravuras, métodos, livros, discos e desenhos técnicos. O Museu da Música torna-se especial, pois é o único do Brasil desse porte e com tal acervo musical e também por estar abrigado em um imóvel centenário, também único no Brasil.

Desde sua criação, o Museu da Música tem como objetivo preservar o seu patrimônio, com o intuito de mostrar ao público visitante a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações. Para isso desenvolve diversas ações educativas, espetáculos musicais variados. Dentro dessa perspectiva passa a cumprir com sua missão institucional que pretende desenvolver suas ações de preservação, conservação e comunicação de seu acervo.

Também pretende estimular o interesse dos visitantes pela música através da realização de exposições, ações educativas e concertos, além de outros eventos culturais com o objetivo de tornar o Museu da Música um espaço para a educação musical, aprendizagem e cultura.

Todos esses eventos só são possíveis com a construção de parcerias público e privadas com empresas locais. As Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino, Assistência Social, Centros de Atendimento Psicossocial, Associação de Artistas Plásticos e outros também foram importantes parceiros.

Café Musical
O Café Musical é um evento realizado mensalmente no Museu da Música desde 2009, e um dos seus objetivos é proporcionar à comunidade a oportunidade de acesso a eventos culturais de qualidade a custo zero. O evento tem se mostrado bem sucedido em atrair público de diferentes formações e faixas etárias ao Museu da Música, pois o evento traz diversos estilos musicais agradando aos mais variados tipos de público.

O Café Musical inicia-se às 9h30min, quando é servido um delicioso café gratuito. Os visitantes veem nesta ocasião uma oportunidade de confraternizar-se, rever os amigos e fazer novas amizades. Em seguida, às 10h, tem início apresentação musical com, no mínimo, 50 minutos de duração e no máximo uma hora.

Concertos Noturnos
O Concerto Noturno é um evento com os mesmos objetivos do Café Musical, porém realizado à noite. O evento acontece em três ocasiões durante o ano, às 19h, proporcionando assim uma programação prazerosa e cultural para a noite de domingo. Nada como preparar-se para iniciar uma nova semana ouvindo boa música.

Tarde do Rock
A Tarde do Rock é um evento iniciado em 2011 e tem como objetivo divulgar as bandas de rock da cidade e região, dando oportunidade às bandas para divulgar o seu trabalho. O evento se mostrou bem sucedido em todas as suas edições e atraiu um público que dificilmente visita esses espaços culturais.

Oficinas de Férias
Durante as férias escolares de julho o Museu da Música desenvolve atividades que envolvem diversão, criatividade e educação para atrair adultos e crianças. Cada ano é desenvolvida uma parceria com alguma escola de Timbó ou região e são realizadas ações educativas especiais no espaço do Museu.

Museu vai à Escola
Com o objetivo de viabilizar a circulação do acervo museológico bem como expandir as ações educativas em espaços extramuseu como escolas, são realizadas as ações educativas itinerantes. Estas ações são as mesmas realizadas no ambiente do Museu, lúdicas e pedagógicas abrangendo história, música e patrimônio

Exposições de Curta Duração
Exposições com temas diversificados relacionados à música e suas diversas formas de expressão são realizadas no espaço expositivo do Museu da Música. Muitas vezes são utilizados objetos do acervo do Museu e materiais contextuais visando fornecer sempre novas perspectivas e visões aos nossos visitantes.

As exposições de curta duração permitem ao Museu despertar o interesse de novos públicos levando a um aumento de visitantes. Durante o ano são realizadas, em média, cerca de 4 exposições temporárias. Sendo a realização de tais exposições, um aspecto importante na dinamização do Museu.

Ações Educativas
As ações educativas e culturais são elementos essenciais no funcionamento do Museu, pois tais ações contribuem para tornar o Museu dinâmico e um espaço para aprendizagem, reflexão e a vivência sociocultural.

Os Museus são espaços de extrema riqueza para a formação educacional, cultural e cidadã, espaços de aprendizagem. O museu pode e deve estar a serviço do trabalho do educador. É um bom instrumento para apoiar pesquisas e referenciar estudos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula.

Visando interagir com as instituições educacionais bem como explorar seu potencial educativo, o Museu da Música realiza diversas atividades educativas pedagógicas, temáticas e lúdicas que procuram permitir o contato com o mundo da música e dos instrumentos musicais. Estas atividades devem ser previamente agendadas. Estão disponíveis atividades pedagógicas, temáticas e lúdicas que procuram permitir o contato com o mundo da música e dos instrumentos musicais.

Outros eventos
O espaço do Museu também é disponibilizado para a realização de workshops, palestras e pequenos shows musicais além de outros eventos relacionados à música.

Laboratório de Restauração
No laboratório de restauração são recuperadas peças danificadas pelo tempo. Ali são feitas desde a higienização até a recuperação dos objetos. No laboratório, além do restauro, busca-se também interromper processos de deterioração das peças.

Centro de Documentação
O centro de documentação do Museu da Música é responsável por manter atualizadas as informações relativas ao acervo. A documentação é um dos aspectos vitais da gestão dos museus e é destinada ao tratamento da informação em todos os aspectos desde a entrada do objeto no Museu até sua exposição. No processo da documentação estão envolvidas tarefas destinadas à coleta, armazenamento, organização e recuperação das informações que os objetos podem transmitir. O Centro de Documentação é responsável pela gestão de todo o acervo do Museu da Música e suas implicações.

Laboratório de Som
O Museu da Música conta com um laboratório de som, no qual os visitantes podem experimentar o som de alguns instrumentos.

Localização: R. Edmund Bell, S/N. Rodovia SC 477, km 5 - Timbó/SC
CEP: 89120-000
Contato: (47) 3399-0418/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / museudamusica-timbo.blogspot.com
Horário de Atendimento: de terça a domingo e feriados das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente.

Fonte: Museu da Música de Timbó

A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Diretoria de Difusão Artística, anuncia a abertura de mais seis oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os cursos, que marcarão o segundo semestre da Oficina de Artes, são: Oficina da Palavra, História da Pintura – do século XX ao início do século XX, Linguagem em Artes Plásticas, Composição e Teoria das Cores, Expressões Visuais e Gravura. "O exercício pleno e livre das artes, com a orientação de artistas que imprimem a informalidade, faz com que as Oficinas de Arte cumpram o seu importante papel de difusão de uma política pública voltada para atender o cidadão catarinense, explorando sua inventividade e criatividade.", enfatiza, a diretora de Difusão Artística, Mary Garcia.
 
 
1) Oficina da Palavra Orientador: Jayro Schmidt
 Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.
Início:  3 de setembro de 2013
Término: 26 de novembro de 2013
 Período de duração: 3 meses
 Dias da semana: terças-feiras
 Horário: 14h às 16h
 Mínimo de alunos: 10
 Máximo de Alunos: 15
 
2) História da pintura - do século XV ao início do século XX Orientador: Jayro Schmidt
A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.
Início: 5 de setembro de 2013
Término: 28 de novembro de 2013
Período de duração: três meses
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15
 
3) Linguagem em Artes Plásticas - Orientador: Jayro Schmidt
A oficina oferece práticas por meio de técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.
Período:  4 de setembro de 2013
Término: 27 de novembro de 2013
Dias da semana: quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: 10
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
 
4)Composição e teoria das cores - Orientadora: Patrícia Amante
A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores; Analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Uso das cores segundo as diferentes culturas e países.
*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.
 Início: 2 de setembro de 2013
 Término: 25 de novembro de 2013
 Dias da semana: segundas-feiras
 Horário: 14h às 16h
 Mínimo de alunos: seis
 Máximo de alunos: 12
 
5) Expressões visuais - Orientadora: Mara Santos
Iniciação e vivências em artes visuais com noções básicas sobre o desenho de observação, sobre a pintura contemporânea, e atividades relacionadas às mídias digitais. Também vivenciar a dinâmica entre o olhar e desenhar, entre o perceber e conceituar, entre experiência e informação, que permitirá pensar sobre a ação do desenhar construindo uma poética nascida de um olhar pessoal e singular.
Dia da semana: terças-feiras, das 15h às 18h
Período: 27 de agosto a 29 de outubro
Dia da semana: quintas-feiras, das 18h às 21h
Período: 29 de agosto a 31 de outubro
Idade mínima: 14 anos
 
 6)Gravura - Orientador: Bebeto
A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.
Oficina para iniciantes e avançados
Mínimo de alunos para iniciar turmas: cinco alunos
Máximo de alunos por turma: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Vagas:  segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã (das 9h às 12h)
              Segundas e quartas –feiras à noite (das 18h30 às 21h)
 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (48) 3953-2310 / 3953-2312/ 3953-2314

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC


O Instituto de Genealogia de Santa Catarina (Ingesc) promove o I Colóquio Catarinense de Genealogia nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013, no auditório Luiz Carlos Schmidt de Carvalho - Ministério Público de Santa Catarina (Rua Bocaiúva, 1750 - Centro Executivo Casa do Barão), em Florianópolis, com o tema: Memória Familiar – Como Pesquisar, Organizar e Publicar. A programação do colóquio inclui, entre outras atividades, a realização de palestras e mesas redondas na sexta e sábado, e no domingo de manhã atividade externa no Centro Histórico de Florianópolis.

Programação:

Dia 13 de setembro (sexta-feira):
18h: Recepção e Credenciamento dos participantes (entrega de credenciais)
19h: Cerimonial - Solenidade de Abertura
19h30min: Comunicado: A Questão do acesso à informação contida nos Acervos Públicos – Apresentação Fernando Cesar Gomes Machado, com a participação de um membro do Ministério Público de Santa Catarina.
20h: Comunicado: Sobre a "Coleção Memória Familiar" com o lançamento do primeiro livro da coleção: O Voo das Curucacas: Estudo Genealógico de Famílias Serranas de Santa Catarina - Apresentação Fernando Cesar Gomes Machado, Ismênia Ribeiro Schneider e Daniela Ribeiro Schneider.
20h30min: Coquetel de abertura com lançamento de livro.
21h30min: Encerramento
 
Dia 14 de setembro (sábado):
8h: Início dos Trabalhos
8h30min: Como Pesquisar
Sobrenomes e prenomes entre luso-brasileiros em Santa Catarina.
Apresentação: Sergio Luiz Ferreira Doutor em História pela UFSC(2006), mestrado em História pela UFSC(1994) e graduado em Filosofia pela Escola Superior de Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1991).
9h45min: Como Pesquisar
Projeto Genealogia nas Escolas.
Apresentação: Regina Cascão - Presidente do CBG e Fernando Cesar Gomes Machado - Presidente do INGESC
10h30min: Intervalo para Café
Lançamento de Livros Infantis e apresentação de livros dos associados.
11h: Como Pesquisar
Fontes alternativas: Os Jornais
Apresentação: Diego de Leão Pufal, Genealogista e servidor publico do TJSC.
12h: Intervalo para Almoço
13h30min: Apresentação Cultural - Vídeo MEMÓRIAS DE JORGE LACERDA (Brasil, 2008, 30 min)
Documentário sobre o avô do realizador, Jorge Lacerda (1914-1958), governador de Santa Catarina entre 1956 até sua morte em um acidente aéreo. O projeto começou com a descoberta e a recuperação de filmes de 35 mm, produzido pela Herbert Richers, na década de 50. Direção: Roberto Lacerda Westrupp Roteiro: Fernando Bons Fotografia: : Marx Vamerlatti Música: Ricardo Fuji Montagem: Victor Acosta Elenco: Roberto Lacerda Westrupp (narração) Classificação indicativa: Livre
14h: Como Pesquisar
Introdução a Paleografia
Apresentação: Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( Igreja dos Mórmons).
15h30min: Como Organizar
Conservação de Acervo Pessoal – Suporte Papel
Apresentação: GILIARD DE SOUZA. Acadêmico em Filosofia e Museologia e Conservador de Bens Culturais.
16h30min: Intervalo para Café
17h: Como Organizar e Publicar
Mesa Redonda: Uma Visão Organizada da Publicação Genealogia
Apresentação 1: Regina Cascão - Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia - CBG
Apresentação 2: Orivalda Lima Silva – Formada em Direito, Historiadora e Chefe do Museu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina- TJSC
19h: Considerações Finais e Agradecimentos / Pausa para Fotos.
20h: Encerramento – Noite Livre
 
Dia 15 de setembro (domingo): 
9h: Abertura dos trabalhos em frente a Catedral Metropolitana - Praça XV
9h20min até 12h: Passeio pelo Centro Histórico de Florianópolis - Buscando a Memória Arquitetônica
Com a participação da Professora Eliane Veras da Veiga
Formada em arquitetura e urbanista, é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul. Atuou de 1982 a 1996, no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), onde gerenciou o Projeto Renovar de Reabilitação da Arquitetura Histórica de Florianópolis. Desde 1996 trabalha na Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes, onde foi Coordenadoria de Patrimônio Cultural, gerenciou a Casa da Memória e desenvolve pesquisas, notadamente na área da história oral. A pesquisadora, sócia efetiva do IHGSC, é mestra em História Regional (1990), tendo dissertado sobre as modificações da paisagem do centro de Florianópolis ao longo dos últimos séculos. É autora de diversos livros.
 
 
Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições: preencha a ficha de inscrição, uma para cada participante, no site do INGESC. Envie a ficha de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto com o comprovante do deposito (R$ 70 não-associados do INGESC; R$ 50 associados INGESC e R$ 30 estudantes).
Mais informações: http://www.ingesc.org.br/publicos/convite-ii-ccg

Fonte: Instituto de Genealogia de Santa Catarina

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu edital para seleção de projetos culturais a serem realizados no período de julho de 2014 a dezembro de 2015. Para as ações de patrocínio serão disponibilizados o total de R$ 35 milhões.

Poderão se inscrever para a avaliação do patrocínio os seguintes segmentos: Dança (apresentação, circulação, mostras e/ou festivais de dança); Teatro (projetos de produção/montagem, apresentação e/ou circulação de peças teatrais, para espaços fechados ou de rua, adulto ou infantojuvenil, além de mostras e/ ou festivais); Artes Visuais (exposições de pintura, artesanato, desenho, escultura, fotografia, gravura e filatelia, que contemplem a realização de projeto pedagógico, tais como visitas guiadas e monitoria); Humanidades (evento literário e programa de incentivo à leitura – encontros literários ou programas de incentivo à leitura); Audiovisual (realização de Mostras ou Festivais de Cinema e Vídeo); e Música (apresentação, circulação ou festival de música instrumental, clássica e de concerto ou de outros gêneros musicais brasileiros).

Inscrições abertas até o dia 19 de setembro. Mais informações no site dos Correios.

Fonte: Correios