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O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) abre seleção pública para patrocínio a eventos em 2013. As iniciativas devem estar alinhadas à missão do banco de valorizar a marca; divulgar sua atuação, produtos e serviços junto à sociedade ou contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.

Serão apoiadas iniciativas em duas categorias: eventos culturais (projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros) e eventos técnicos (projetos com duração e local pré-estabelecidos, realizados com o fim de fomentar debates ou difundir conhecimentos junto a públicos de interesse do BNDES, em áreas diretamente ligadas à atuação ou aos temas transversais tratados pela instituição. São exemplos congressos, seminários, fóruns, feiras, entre outros).

Os pedidos de patrocínio devem ser apresentados por pessoas jurídicas regularmente constituídas que detenham – isolada ou conjuntamente – a responsabilidade pela iniciativa.

>> Mais informações podem ser encontradas no site do BNDES

Fonte: Site do BNDES

Em parceria com o SESC/Concórdia, o Memorial Attilio Fontana abre nesta terça-feira (19/03), a exposição ARRET, do artista Ricardo Kolb. Aberta à visitação de terça-feira a sábado, das 15h às 20h.

Fonte: Memorial Attilio Fontana

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes. As atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras que se relacionem ao universo da música, canto e dança e contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais de comunidades afrodescendentes no território brasileiro.

A realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no território brasileiro integra a participação do Estado brasileiro no âmbito do projeto Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes na América Latina, proposto pelo Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Centro de referência 2 da Unesco, do qual participam 13 países da América Latina e Caribe, comprometidos com a execução de experiências‐piloto de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial afrodescendente em suas abrangências nacionais.

O tema selecionado - Música, canto e dança de comunidades afrodescendentes - delimita o universo de bens culturais que poderão ser objeto do projeto, mas não estabelece a quantidade máxima de bens e nem a obrigatoriedade de atendimento das três expressões citadas. No entanto, é necessário que o projeto envolva ações que articulem elementos da música, do canto e da dança ou de um desses aspectos de forma específica. Outra recomendação para esse edital é que projeto se desenvolva em comunidades de pequeno ou médio porte, localizadas em território específico, para garantir que a execução, acompanhamento e monitoramento do projeto sejam compatíveis com a sua natureza. Para outros esclarecimentos, os interessados podem procurar o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) enviando e-mail para Desirée Tozi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou para Paulo Peters (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
 

>> Fonte: Site do Iphan

Fonte: Iphan

No dia 11 de março, a mesa-redonda Museu e Escola: diálogos para a construção do Plano Nacional de Educação Museal (PNEM) foi realizada no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A iniciativa foi da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).

A representante da Secretaria de Estado da Educação, Raquel Terezinha Todeschini, apresentou ações, desafios e possíveis soluções para a aproximação dos estudantes com os bens culturais, e sobretudo com os museus. Ainda deu ênfase ao Ensino Médio Inovador, e ressaltou a importância de frequentar museus na juventude.

Na sequência, o museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, da FCC, apresentou a metodologia e os instrumentos de coleta de dados da pesquisa do GT Museu e Escola, que foi realizada em todo o Estado. Dividiu com os participantes algumas impressões sobre os dados, que ainda estão sendo trabalhados.

A pesquisadora em Educação em Museus Alice Bemvenutti dividiu sua apresentação em duas partes. Na primeira, mostrou sua experiência na gestão do Museu do Trem, no Rio Grande do Sul, onde a ação educativa foi considerada estruturadora de todos os setores. Na segunda, apresentou a síntese das discussões do GT Ação Educativa, no 5º Fórum Nacional de Museus (Petrópolis, 2012).

A coordenadora do GT Estudos e Pesquisas, do PNEM/Ibram, Rita Matos Coitinho, apresentou o programa em seus nove eixos, contextualizou sua construção e mostrou um pequeno tutorial de como participar da consulta pública no blog, enfatizando a importância da participação de todos nesse processo.

A mediação da mesa ficou sob a responsabilidade da coordenadora da REM/SC e arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina (MasC), Maria Helena Rosa Barbosa. Participaram da discussão 53 pessoas, entre elas professores, estudantes do ensino superior e profissionais de museus, representando as cidades de Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Florianópolis e São José.

(Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC)

Fonte: Informações da REM/SC