FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 19 de dezembro, às 20h, o espetáculo "Prática de Ópera" do Projeto Educando com Música da Camerata Florianópolis. Ingresso gratuito disponível no site Blueticket.

Encerrando o módulo 2024, o grupo Prática de Ópera apresenta uma Cortina Lírica reunindo trechos das mais importantes obras líricas de Wolfgang Amadeus Mozart. O grupo, que faz parte do projeto Educando com Música, da Camerata Florianópolis, prepara um espetáculo leve e divertido, que se passa dentro de um programa televisivo de auditório chamado "Super Ópera". O espetáculo conta com a participação do tenor Guilherme Albanaes e do pianista Guilherme Amaral.

A coordenação e direção artística do espetáculo fica a cargo de Carla Domingues. Assina a preparação vocal Natacha Wiggers e a preparação musical Leonardo Barbi. A coordenação geral é de Maria Elita Pereira.

Idealizado em 2008 pela soprano Cláudia Ondrusek, o projeto Prática de Ópera tem como objetivo principal o desenvolvimento de estudantes de canto lírico, assim como proporcionar a prática de suas habilidades musicais e cênicas, bem como fomentar o aprimoramento de pianistas na área da co-repetição e colaboração. A partir de 2024, sob coordenação de Carla Domingues, passou a integrar o projeto Educando com Música, da Camerata Florianópolis, realizado por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo do Estado de SC.

O Prática de Ópera tem ainda o intuito de fomentar a prática do gênero operístico, prática de palco e experiência com a montagem de uma ópera em diversos aspectos. Por outro lado, o projeto visa também tornar acessível ao público a linguagem operística, aproximando os enredos da realidade dos espectadores, como foi o caso de "A Viúva Alegre" (Lehàr), ambientada no contexto de novelas mexicanas, "Don Giovanni" (Mozart), que foi concebida a partir do universo "Star Wars", e das "Bodas de Fígaro" (Mozart), vídeo colaborativo realizado na pandemia, e que trouxe a narrativa para programa televisivo sensacionalista.