O bailarino francês Jamsy, referência mundial do estilo de dança urbana conhecido como Kump, se apresenta pela primeira vez em Santa Catarina. Ele é uma das atrações da Tournée AF | Jamsy + South Flavor, que promoverá um espetáculo de dança gratuito no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 15 de agosto, às 20h30.

Em Santa Catarina, Jamsy apresenta o espetáculo de dança AMP, uma criação que combina Krump, música e slam para encenar histórias e reflexões profundas. A montagem, que já passou por por alguns dos maiores teatros da França e dos Estados Unidos, propõe ao público uma jornada intensa por meio da dança contemporânea e da expressão de emoções e ideias a partir da linguagem única de Krump. Esse estilo de dança urbana nasceu nos guetos de Los Angeles nos anos 1990 e é caracterizado por movimentos rápidos e fluidos.

Segundo o bailarino, AMP é um convite a explorar novas dimensões artísticas, desafiando os limites da dança e celebrando a liberdade de expressão. Jamsy, nascido em Villepinte — uma comuna francesa próxima à capital Paris —, estuda e desenvolve a linguagem do Krump há mais de dez anos. Em 2019, foi campeão mundial de Krump na Batalha Internacional Illest. Além do Krump, Jamsy é um bailarino multifacetado e com atuação em grandes produções em dança como Les Indes Galantes e Les Chatouilles.

Referências das danças urbanas de SC no mesmo palco

Além da performance AMP, de Jamsy, a Tournée AF | Jamsy + South Flavor  também leva para os palcos das quatro cidades o espetáculo Confluências, da cia South Flavor, projeto de Julia Milan e Gui Fant — duas referências da cena de dança urbana do Estado.

A montagem combina as linguagens do Breaking e do Hip Hop Freestyle, estilos esteticamente e historicamente diferentes, interpretados por corpos com distintas experiências, mas que encontram um ponto de confluência e equilíbrio em fluxo, como dois rios que se unem. A apresentação foi Inspirada pela dualidade presente no universo, a partir do princípio taoísta de Yin Yang, refletindo sobre as forças fundamentais e opostas, mas complementares, que se encontram em todas as coisas.

Julia Milan e Gui Fant são dançarinos de Florianópolis e grandes nomes na cena da dança do Estado. O trabalho do duo é pautado no Breaking e no Hip Hop Freestyle, com pesquisa cênica que incorpora abordagens contemporâneas sobre essas linguagens.

Noite encerra com batalha e improvisação

Além das performances do bailarino francês Jamsy e dos dançarinos catarinenses Gui Fant e Julia Milan, a Tournée AF | Première Édition:  Jamsy (FRA) + South Flavor terá ainda a exibição do curta Les Indes Galantes, dirigido pelo francês Clément Cogitore (5 min). O filme adapta parte do balé de Indes galantes, de Jean-Philippe Rameau, com a ajuda de um grupo de bailarinos de Krump e três coreógrafos: Bintou Dembele, Grichka e Brahim Rachiki.

A noite termina com uma batalha eletrizante entre o francês Jamsy e o catarinense Gui Fant,  do South Flavor, dois talentos extraordinários de dança urbana.

A Tournée AF - Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF - Première Édition conta com o incentivo da Celesc.

Ingressos gratuitos disponíveis no site Sympla

Classificação indicativa: livre
Recursos de audiodescrição ao vivo