O Brasil ganha uma nova orquestra neste mês de junho com foco voltado para a educação e ações de sustentabilidade. Trata-se da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), que faz seu Concerto Inaugural no próximo dia 26 de junho, às 20h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Seu concerto inaugural "Lumina Ignis - Luz e Transformação" terá regência de um dos maiores maestros da atualidade, Roberto Minczuk, titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Diretor Musical da New Mexico Philharmonic (EUA), com a participação especial da soprano brasileira Maria Carla Pino Cury e do tenor argentino Santiago Martinez.

O concerto inaugural busca ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul por meio de doações voluntárias de alimentos, roupas de inverno e produtos de higiene. A entrada é franca.

O concerto marca um momento de extrema relevância na cultura de Santa Catarina e do Brasil, simbolizando um compromisso renovado com a arte, a sustentabilidade e a inclusão social. A apresentação reúne obras-primas clássicas e contemporâneas de vários estilos musicais como o barroco, romântico e contemporâneo, incluindo uma estreia mundial da compositora Elodie Bouny.

O programa apresentará peças de compositores como Edino Krieger, Jacques Offenbach, Christoph Willibald Gluck, Georg Händel e Elodie Bouny, o concerto terá como destaque a Sinfonia Nº 3 Em Mi Bemol Maior, Op. 55, “EROICA”, de Beethoven, considerada até hoje um marco na música ocidental.

Além da celebração musical, o evento irá promover uma interação entre música, luz e imagem. A apresentação também presta uma homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e aos 195 anos em Santa Catarina, o que se reflete na escolha dos compositores alemães no programa.

"A Orquestra Filarmônica Catarinense surge com uma proposta inovadora para promover a música de concerto, continuamente integrando ações educativas e sociais, inovação tecnológica e conscientização ambiental. Além do repertório sinfônico tradicional, valorizamos a prática de música de câmara, diversificando os programas musicais e promovendo o desenvolvimento amplo dos músicos", afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

A orquestra tem o incentivo das empresas Agricopel, Celesc, Ciser, Havan e Grupo Novo Brasil e Imperatriz por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e das empresas Ciser, Diamante, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Fundação Galeto’s.

Ingressos gratuitos disponíveis no site Blueticket INGRESSOS ESGOTADOS