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O Museu Etnográfico Casa dos Açores, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu, na Grande Florianópolis, recebe até março de 2014 a exposição Vivências, da artista plástica Salete de Oliveira, a Solí. A mostra tem visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Vivências traz o olhar romântico de Solí para elementos que a artista considera mágicos em cenas do cotidiano. São 19 quadros e oito esculturas que retratam os costumes e o folclore do litoral catarinense. Estão presentes nas obras o boi de mamão, a renda de bilro, o pão-por-Deus, a pesca artesanal, a olaria, o terno de reis, a festa do divino, entre outros símbolos da cultura açoriana.

Sobre a artista

Solí é natural de Palhoça (SC) e iniciou suas atividades na marmoraria da família, produzindo desenhos gravados em granito. Em seguida, partiu para o desenho em tela, experimentando várias texturas e criando um mundo pictórico magnífico.

A cor vibrante, a força e o traço marcante em sua obra representam um conjunto criativo diante da temática fixada em cada uma de suas obras. A cultura brasileira integra seu trabalho artístico criando uma singular poética do cotidiano com uma linguagem narrativa que reflete a densidade do folclore, dos costumes, do patrimônio arquitetonico e dos habitos de um povo.

Serviço:

O quê: Exposição Vivências
Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores - Rodovia BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu - Florianópolis/SC
Quando: até 01/03/2014, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3243-4166.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estão abertas as inscrições para a 12ª Semana de Museus. De 29 de novembro de 2013 a 07 de fevereiro de 2014, museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Ação que mais comemora essa data no mundo, a Semana de Museus é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus do país durante sua realização.

Museus e outras entidades culturais interessados em participar da 12ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus: as coleções criam conexões. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.

O Ibram pede a ajuda de todos na divulgação do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (61) 3521-4135 e 3521-4122.

 

Fonte: Ibram/MinC

A fotografia é a vedete da última exposição de 2013 do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. De 12 de dezembro a 2 de fevereiro de 2014, o público poderá conferir as mostras Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos; e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand, com entrada gratuita.

Como atividade complementar da exposição, no dia 13 de dezembro, das 14h às 18h, a fotógrafa Luzia Renata da Silva e a curadora Maria Lucila Horn ministram a oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência. As inscrições estão abertas pelo telefone (48) 3953-2324 / 3953-2380 / 3953-2317 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h) e têm vagas limitadas a 20 participantes. Ainda no dia 16 de dezembro, às 19h, está marcada uma conversa com os artistas, também no Masc.

Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos

Com curadoria de Lucila Horn e Paulo Greuel e participação de 44 fotógrafos, entre convidados e obras do acervo do Masc, a mostra é uma extensão da programação do evento Floripa na Foto 2013. Participam da exposição Alessandro Gruetzmacher, André Paiva, Andrea Eichenberber, Betinha Trevisan, Caio Cezar, Cláudia Zimmer, Cláudio Brandão, Danísio Silva, Dirce Korbes, Fabiola Scaranto, Fernanda Kock, Fernando Weber, Filipe Berndt, Giba Duarte, Heleno Bernardi, Heloisa de Oliveira, Ian Campigotto, Joyce Mussi, Juliana Hoffmann, Karina Zen, Kazuo Okubo, Leticia Cardoso, Lu Renata, Marcio Martins, Marco Giacomelli, Marcos Schefer, Otávio Nogueira, Paulo Gaiad, Priscila Prade, Roberto Forlin, Scott Macleay, Susana Pabst, Thaiz Zumblick, Fabiana Wielewicki, Giovana Zimermann, Helô Espada, Julia Amaral, Lela Martorano, Miguel do Rio Branco, Odires Mlászho, Pedro David, Pedro Motta, Rochele Costi e Traplev.

A exposição é um convite a viver a experiência como vestígio, ruído, por vezes incômodo, que se faz no processo de interação entre imagem e observador. A fotografia contemporânea vem acompanhada de textos e contextos diversos, carregados de memórias. "As imagens fotográficas nos oferecem pistas que possibilitam desvendá-las a partir de fragmentos selecionados das aparências e acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo em que o ato fotográfico é resultado da observação do mundo, o potencial documental perde-se em vestígios da memória, com múltiplos desdobramentos, cada vez mais apresentando dispositivos que privilegiam a imagem como o lugar da experiência", explica Lucila.

Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand

No vão central do Masc, estarão 13 das 26 fotografias de Paulo Greuel que integram a Coleção Chateaubriand do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A fotografia de Paulo Greuel não segue uma intenção, uma tendência, um estilo ou uma mensagem. O que a rege é uma ética artística de prática cotidiana, relacionada somente às condições representadas por ela mesma. “Eu não sigo mainstreams, conceitos pré-estabelecidos ou uma razão especial a não ser um certo prazer voyeurista em criar imagens fotográficas“, afirma o fotógrafo. E segue: “Vejo a fotografia como a pintura do nosso tempo. Uso a luz como pincel para criar a imagem e a câmera como se fosse a tela para captar a imagem, transcendendo o registro de uma realidade e criando uma nova realidade na materialização imagética da inspiração, do sonho, em forma de imagem fotográfica. A fotografia é meu tapete voador!”

Paulo Greuel encarna a ideia do espírito livre, abandonou a vida de todos os dias para perseguir um sonho. O sonho de uma vida mais original, de um lugar onde se pode fazer uma fotografia mais pura, lúdica e autêntica. Esse lugar chama-se Campeche Beach. Depois de mais de duas décadas morando em Düsseldorf, na Alemanha, Greuel escolheu a praia do Campeche, em Florianópolis, para viver. A mudança ocorreu após fazer um passeio num dia de agosto de 1996. "Dia de frio, com um vento sul forte, é que me senti contaminado por uma espécie de energia que denominei 'Magia Campecheana'", descreve. E de fato, muitas das obras expostas no Masc têm como pano de fundo o balneário localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina.

Paulo Greuel é fotógrafo autodidata; nunca frequentou uma escola de fotografia. Para ele, fotografar está muito ligado ao prazer, a uma forma lúdica de criar imagens, sem os parâmetros impostos por escola de fotografia e mercado de arte. Obedece ao impulso de fotografar seguindo sua sensibilidade. Na obra de Paulo Greuel há sempre um estranhamento que desloca a percepção da realidade. Ele cultiva um prazer alegre pelo virtual e intensifica a expressividade estética levando tudo, com cores vibrantes, para o supra-artificial. Sua fotografia poderia ser definida como "uma fotografia para o alívio”.

Além da Coleção Gilberto Chateaubriand (MAM-RJ), a obra de Greuel também faz parte do acervo do Masc e da Embaixada Brasileira em Berlim, bem como de coleções privadas como as de Dieter Castenow e Burns Art, em Düsseldorf, Eckhard Kupfer, em São Paulo e Mauro Beal, em Florianópolis.

Oficina

A oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência pretende trabalhar o processo criativo em fotografia a partir da aproximação com artistas que clicam/citam imagens já consagradas pela história da arte ocidental. Para tanto, serão traçados paralelos existentes entre fotografia e pintura na construção de obras contemporâneas, pensando o termo anacronismo e o referencial desde onde esse termo vem sendo usado no estudo das imagens da arte. Além desta abordagem, a oficina pretende estimular a prática artística no encontro de imagens e textos.

Sobre as ministrantes

Luzia Renata da Silva: fotógrafa, arte-educadora e produtora cultural de eventos na área da fotografia e cinema, tendo atuado com profissionais como Walter Firmo, Clicio Barroso, Marcos Issa, Marcelo Miguel, Paulo Oliveira, Luciano Coelho, Said Assal, Eduardo Coelho, Cláudio Feijó, Mário Espinosa, Vanessa Durando, entre outros. Atua como artista plástica e fotógrafa desde 1998. Foi contemplada no “Projéteis 2004-2005”, pela Funarte, Rio de Janeiro, e premiada como Artista no 11°Salão dos Novos de Joinville, com o trabalho: “Campo de Presença”. Possui formação superior em Artes Visuais. Atualmente coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto e é Mestre em Artes Visuais.

Maria Lucila Horn: licenciada em Artes Plásticas, especialista em Artes e Ciências Humanas, Mestre em Educação e Cultura, produtora e assistente de fotografia, desenvolve pela Duo Arte e Produção organização de cursos nas área de fotografia, tendo atuado com Cláudio Feijó, Mario Espinosa, Clicio Barroso, Walter Firmo, Kazuo Okubo, Fábio Elias, Marcos Issa, Evandro Teixeira, Sebastian Rojas, entre outros. Coordenadora do Festival de Fotografia Floripa na Foto. Expõe como artista plástica desde 1987. Desde 1989 atua como professora de artes plásticas nas redes particular, municipal, estadual e federal de ensino de 1º e 2º grau em Florianópolis. Professora no ensino superior desde 2002 (UFSC e Udesc). Membro da Rede de Produtores em Fotografia do Brasil e da Federação de Arte-Educadores do Brasil, foi presidente da Associação de Arte-Educadores de Santa Catarina (AAESC) na gestão 2010/2011 e representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura de SC (2010). Atualmente é professora de Linguagem Fotográfica no Curso de Artes Visuais do Centro de Artes da Udesc.

Serviço:

O quê: Exposições Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Abertura: 12 de dezembro de 2013, às 19h30min
Visitação: de 13 de dezembro de 2013 a 2 de fevereiro de 2014. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Conversa com os artistas: 16 de dezembro de 2013, às 19h.
Entrada gratuita
Oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência - 13 de dezembro de 2013, das 14h às 18h. Inscrições abertas pelo telefone (48) 3953-2324 / 3953-2380 / 3953-2317 - vagas limitadas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Com participação recorde, a III Conferência Nacional de Cultura, realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, foi marcada também por uma aprovação histórica de propostas relacionadas ao setor de museus. Representando o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), o coordenador Maurício Rafael foi convidado a participar do evento pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O encontro, que reuniu 1.745 participantes, incluindo 953 delegados dos 26 estados e do Distrito Federal, aprovou 64 propostas como diretrizes para a área da Cultura nos próximos anos, sendo que 23 delas dizem respeito ao campo museal. Veja a lista completa aqui

As propostas aprovadas incluem a criação e modernização de museus; a ampliação da participação dos museus na política de incentivos fiscais à cultura; a concessão de uso de imóveis ociosos para museus e pontos de memória; e a maior integração dos museus com as áreas da educação e do turismo, entre outros. Doze das propostas aprovadas mencionam diretamente museus ou pontos de memória. Além disso, oito das propostas priorizadas pelos delegados do Colegiado Setorial de Museus integram as 20 propostas eleitas como prioritárias pela plenária final da conferência.

O setor de museus foi representado na III CNC pelo Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e contou com a participação de 14 delegados (com direito a voz e voto), quatro convidados (com direito a voz) e 11 observadores.

Saiba mais sobre os resultados da III Conferência Nacional de Cultura aqui

RESULTADO DA PLENÁRIA FINAL DA III CNC 

Fonte: Ibram/MinC

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