FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas as inscrições para a 14ª Semana de Museus, até dia 26 de fevereiro de 2016, museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 
 
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros desenvolvem uma programação especial. A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe mais de 90%*. 
 
Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 14ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 16 e 22 de maio de 2016, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e paisagens culturais. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação. 
 
Tema
Para saber mais sobre o tema, clique aqui.
Consulte a sugestão bibliográfica: anexo I e anexo II 
 
Como se inscrever 
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico. 
 
          • 1º Passo: realização da inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana ou Primavera de Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.
 
          • 2º Passo: realização da inscrição dos eventos a serem desenvolvidos pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.
 
Chamada de parcerias com empresas para divulgação da 14ª Semana
O Ibram celebrará parcerias com serviços e produtos de empresas públicas e privadas para auxiliar na promoção e divulgação da 14ª Semana Nacional de Museus. Como contrapartida, será feita a inclusão da logomarca das empresas parceiras no material de divulgação produzido para a promoção e divulgação da 14ª Semana. As empresas interessadas deverão entrar em contato pelo telefone (61) 3521-4112 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de 23 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016.
 
Cronograma
Inscrição de museus: 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016
Envio de proposta de parcerias com empresas: 23 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016
Realização da 14ª Semana Nacional de Museus: 16 a 22 de maio de 2016
 
 
Contato
(61) 3521 4135 / 3521 4214 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
 
* dados obtidos por pesquisa realizada sobre a 13ª Semana Nacional de Museus/ Ibram. 
 
 
Publicado originalmente no site do Ibram.

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus