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O CIDOC, Comitê Internacional de Documentação do ICOM, em parceria com o Museu da Texas Tech University, desenvolveu um programa inovador de seminários de formação em Documentação em Museus. Em 2013, o programa foi oferecido pela primeira vez no Brasil, tendo recebido mais de 70 alunos. A segunda edição, em 2014, contou com a participação de 90 alunos. Essa terceira edição do programa (de 24 a 29 de maio) é fruto de uma colaboração com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto de Arte Contemporânea e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, além de contar com o apoio da Technolach, do Museu da Imigração e do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP.

Direcionado tanto para profissionais experientes da área de Museus como para principiantes, o programa reunirá especialistas consagrados – membros do CIDOC, professores universitários, especialistas de instituições brasileiras – e profissionais da documentação em busca de orientações e treinamento. O programa de formação do CIDOC, tradicionalmente nomeado “escola de verão”, acontece anualmente em diferentes localidades e as aulas são ministradas em um dos três principais idiomas do ICOM (inglês, francês e espanhol). A edição brasileira do Programa de Treinamento em Documentação em Museus do ICOM-CIDOC terá aulas em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.

Assim como em suas versões anteriores, o programa de formação do CIDOC será abrangente e acessível. Os cursos são planejados como uma série de módulos inter-relacionados, facilitando aos participantes a possibilidade de adaptar o currículo as suas necessidades individuais e interesses particulares. Serão oferecidos cursos tanto de níveis avançados quanto básicos, contemplados com um certificado em caso de realização completa das disciplinas básicas do curso.

O CIDOC trabalha em estreita colaboração com outras organizações profissionais para garantir que o programa de treinamento seja capaz de responder questões atuais, diretamente conectadas com a prática de documentação cotidiana das instituições.

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Fonte: Informe Cultural - Rede Marketing Cultural