A proposta do curso é compreender as características físicas dos filmes fotográficos como componentes de acervo a partir da contextualização de sua produção e uso desde o final do século XX. Serão identificados os materiais componentes dos filmes fotográficos e suas formas de deterioração características, assim como as diferentes ações de conservação. O diagnóstico e o planejamento de conservação serão utilizados definir parâmetros e procedimentos para a conservação de filmes fotográficos. Os participantes experimentarão procedimentos práticos de conservação, como a confecção de embalagens de acondicionamento e a higienização de filmes fotográficos. Ao final do curso será realizada visita técnica monitorada a uma instituição com acervo de filmes fotográficos para observar os desafios e as soluções encontradas (ou em planejamento) para a conservação e o uso desses artefatos.

Ministrantes

Leandro Melo: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua como docente e como conservador-restaurador de documentos gráficos, com ênfase em fotografias. É professor do Curso de Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica da Escola SENAI Theobaldo de Nigris, em São Paulo–SP. Elabora e executa projetos de conservação-restauração de documentos gráficos para instituições e clientes particulares na empresa L3.
Giselle Rocha: Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-MG e Mestre em Artes Visuais pela UFMG. Atua como conservadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, com ênfase no desenvolvimento de protocolos para reprodução digital e fluxo de trabalho com imagens digitais. Participou do curso SOIMA-LATAM 2014, Safeguarding of Sound and Image Collections, promovido pelo ICCROM, no México. Elabora e supervisiona trabalhos de conservação e digitalização de acervos fotográficos na empresa L3.

09/04 História dos filmes fotográficos, com Leandro Melo
- Antecedentes: objetos fotográficos, negativos em papel e em vidro
- Desenvolvimento dos suportes de filmes fotográficos: nitrato de celulose, acetato de celulose, poliéster
- Desenvolvimento dos filmes coloridos

16/04 Composição e comportamento dos filmes fotográficos, com Leandro Melo
- Estrutura e materiais componentes dos filmes fotográficos
- Agentes e processos de deterioração dos filmes fotográficos
- Oficina: diagnóstico e identificação de bases plásticas de filmes fotográficos

23/04 Conservação de filmes fotográficos: ambiente e procedimentos, com Leandro Melo
- Mobiliário de armazenamento
- Controle e monitoramento ambiental de áreas de guarda
- Congelamento de filmes fotográficos
- Segurança
- Recuperação de filmes danificados em acidentes com água
- Estabelecimento de normas e procedimentos de conservação

30/04 Conservação de filmes fotográficos: acondicionamento
- Materiais e modelos de embalagens de acondicionamento
- Oficina: confecção de embalagens de acondicionamento para filmes fotográficos

07/05 Digitalização de acervos de filmes fotográficos, com Giselle Rocha
- Critérios para digitalização de filmes fotográficos
- Estrutura, características e riscos de deterioração dos representantes digitais
- Estratégias de conservação dos representantes digitais

14/05 Gerenciamento de representantes digitais de filmes fotográficos
- Oficina: fluxo de trabalho com programas de gerenciamento de imagens digitais. Os alunos deverão trazer laptop com os programas Adobe Photoshop Lightroom (baixe a versão gratuita para avaliação por 30 dias) e Adobe Photoshop Bridge (versão gratuita para avaliação por 30 dias disponível).

21/05 Conservação de filmes fotográficos: limpeza
- Segurança em trabalhos de conservação fotográfica
- Materiais e métodos de limpeza de filmes fotográficos
- Oficina: limpeza de filmes fotográficos
Tarde: turma 2, com Leandro Melo

28/05 Diagnóstico e planejamento de conservação de filmes fotográficos, com Leandro Melo
- Metodologias de diagnóstico de conservação
- O diagnóstico de filmes de acetato com AD Strips
- O planejamento de ações de conservação
- Restauração de filmes deteriorados

29/05 Visita monitorada a instituição com acervo de filmes fotográficos, com Leandro Melo
- Composição do acervo
- Acesso e uso do acervo
- Soluções de armazenamento e acondicionamento
- Ações de conservação realizadas

Política de Isenção

O curso oferece 5 vagas gratuitas (docente USP: 1, discente USP: 1, funcionário USP: 1, idoso: 1, comunidade: 1). Na seleção das vagas, serão vistos caso a caso, pela Diretoria do CPC, sendo os critérios:
1) ordem de solicitação no ato do envio da ficha de pré-inscrição.
2) socioeconômico - que possibilitará beneficiar aqueles que não tenham condições de pagar a taxa de inscrição.
IMPORTANTE: a manifestação pela isenção da taxa deverá ser feita no campo “justificativa de intenção”.
Critério de seleção: Análise de justificativa de intenção.
Critérios de aprovação: Frequência mínima exigida de 85% e participação nas atividades. Carga horária mínima de 36 horas para aprovação do aluno.

O quê: 42h - 20 vagas
Quando: 9 de abril a 29 de maio, das 14h às 17h30. Nos dias 30 de abril, 14 e 21 de maio a turma será dividida em dois grupos, um deles com aula pela manhã (das 9h às 12h30) e o outro com aula à tarde (das 14h às 17h30).
Quanto: R$ 180,00 (inscrição e envio do certificado pelos Correios). O curso oferece 5 vagas gratuitas, confira o trecho "Política de isenção"
Inscrições:  2 a 10 de março | Preencher a ficha de pré-inscrição e justificativa de intenção no link http://goo.gl/forms/b1jvnKexya. Após a seleção os candidatos serão orientados, via telefone ou e-mail, sobre os procedimentos para pagamento e efetivação da inscrição.
Onde: Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP) Casa de Dona Yayá
Endereço: Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista - São Paulo – SP

Fonte: Centro de Preservação Cultural da USP