Os saberes e fazeres da comunidade de Bombinhas (SC) podem ser percebidos através de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano guardados desde 1998 pelo Instituto Boimamão. O Museu Comunitário Engenho do Sertão tornou-se Ponto de Memória - lugar de referência histórica, participação comunitária e desenvolvimento sociocultural.

O espaço fomenta um conjunto de práticas de intervenção social que valorizam tradições culturais, atualizando-as e adaptando-as às necessidades contemporâneas da região. Parte do patrimônio material e imaterial foi recuperado, promovendo a diversidade cultural e o respeito à criatividade humana, envolvendo a produção dos saberes e fazeres, que geram modelos de ações inovadoras e estão servindo de referência para novas experiências.

Desde 1998, a organização incentiva e fomenta soluções criativas e participativas para demandas culturais da população local e regional, conjugando práticas artísticas e ações de apoio ao ensino formal.

Site: www.engenhodosertao.com.br
Visitas somente com agendamento: (47) 3393.3099 / (47) 9923.0835

*Taxa livre para alunos da comunidade escolar municipal
*Visitas guiadas para alunos fora do município R$ 3
*Visitantes durante o ano R$ 5 por pessoa
*Visitantes alta temporada verão R$ 10 por pessoa (com degustação da Consertada, registrada como bebida típica municipal em 2013)
* Café do Engenho - sob reserva.
* Artesanato tradicional (Unidade Produtiva Escola da Terra Engenho do Sertão)

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Museu Comunitário Engenho do Sertão