FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No mês em que comemora seus 30 anos de instituição, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) divulga o relatório Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Instituições Museológicas Catarinenses. Elaborada com dados colhidos entre maio de 2020 e abril de 2021, a publicação traz informações sobre 109 museus do estado, que responderam ao formulário enviado pela coordenação do Sistema.

:: Confira a publicação

A pesquisa é inédita em âmbito estadual e traz dados relacionados aos museus e seus trabalhadores, como número de profissionais diagnosticados com Covid-19, percentual de demissões no período, impacto financeiro nas instituições, redução de público visitante, aumento da participação nas redes sociais, entre outros. O objetivo do SEM com a pesquisa é compreender como a pandemia afetou o setor e, a partir daí, desenvolver estratégias e ações para mitigar alguns dos problemas diagnosticados.

Entre as ações já implementadas neste sentido está a a Oficina de Plano Museológico do Programa de Capacitação Museológica, realizada em junho numa parceria entre o SEM/SC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em formato virtual, a capacitação alcançou 20 instituições museológicas de 19 municípios catarinenses, além de cinco cidades de outros estados.