FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Abrindo os trabalhos do Conversando sobre Museu, evento promovido nesta terça-feira (08/05) pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Grupo de Trabalho "Museu e Escola" esteve reunido durante toda a manhã, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O GT contou com a presença de 14 participantes, entre membros do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), Fapesc, Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), além de representantes da Secretaria de Estado da Educação e das sete regiões museológicas de Santa Catarina.

Em pauta, esteve a formatação de uma proposta de pesquisa com alunos e professores de escolas da rede pública (municipais e estaduais) e particular, com a intenção de diagnosticar a relação e as atividades entre os museus e as instituições de ensino. Questionários serão aplicados em 2% das escolas de cada uma das regiões museológicas do Estado e o resultado será apresentado na próxima reunião do GT, prevista para ser realizada no dia 4 de setembro de 2012, também no CIC. Nesta segundo encontro, serão elencadas propostas para atender às necessidades da área. Em 2013, o resultado dessa pesquisa será publicado para que as propostas sejam colocadas em prática.

Mesa redonda

Na parte da tarde, a partir das 14h, será realizada a mesa redonda com o tema “Museu e Escola: uma integração necessária”, entendendo que educação em museus, além de complementar o currículo formal, é exercício de preservação da memória e do patrimônio cultural.  Foram convidados para participar como palestrantes/debatedores o professor Doutor Fernando Antônio Romero (docente e pesquisador vinculado ao curso de Museologia do Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE);  a professora Ms. Lucy Cristina Ostetto (docente e pesquisadora vinculada aos cursos de História e Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, e coordenadora do Centro de Memórias desta mesma instituição) e a professora. Dra. Maria Teresa Santos Cunha (docente e pesquisadora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, do PPG/Educação e PPG/ História desta universidade).

Representantes GT Museu e Escola:

Instituição ou Região

Representante Titular

Representante Suplente

Fundação Catarinense de Cultura

Renilton Roberto da Silva

Marli Fávero

Secretaria de Estado da Educação

Sandro Medeiros

Neide Beschtold

Comitê Gestor do SEM/SC

Maria Zilene Cardoso

Cristiane Pedrini Ugolini

Rede de Educadores em Museus

Christiane Castellen

Viviane Wermelinger

Região Oeste

Fernanda Ben

Mara Paulina Arruda

Região Meio-Oeste

Julio Corrente

Não indicou

Região da Serra

Carla Juliane de Souza

Eráclito Pereira

Região Sul

Edite Volpato Fernandes

Jaqueline Posser Gallina

Região da Grande Florianópolis

Silvio Ernesto Bleyer

Tiago Lessa de Miranda

Região do Vale do Itajaí

Sueli Maria Petry

Marcella Monteiro Borel

Região Norte

Viviane Maria Bueno

Não indicou

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC