A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural,
volta a oferecer oficinas do Programa de Capacitação Museológica em 2022. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),
por meio da Coordenação de Acervo Museológico (Camus) do Departamento de Processos Museais (DPMUS). As inscrições para a oficina cujo tema é Plano Museológico: planejamento estratégico para os museus já tem inscrições abertas no link abaixo.
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Esta nova edição das oficinas terá como temática central o Plano Museológico, importante instrumento de gestão integrada para instituições museológicas, previsto pela Lei Nº 11.904/09 e Decreto Nº 8.124/13. As vagas para participantes serão ilimitadas e voltadas a profissionais de museus das sete regiões museológicas de Santa Catarina, com preferência a instituições que possuam vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores de museus. As oficinas terão carga horária total de 16 horas, e serão ministradas virtualmente pelos profissionais do Ibram de 2 a 5 de agosto de 2022.
O que é o Programa de Capacitação Museológica
O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação. Foi reformulado em 2011, prevendo, na época, sete temas e
cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. Importante componente desta Política, no eixo Formação e Capacitação,
esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina
em suas sete regiões museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.
Ementa:
Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13); Planejamento Estratégico e Gestão de Museus; Elaboração do Plano Museológico: planejamento conceitual, elaboração de programas e a abordagem transversal de temas estruturantes para a construção dos projetos; Monitoramento e Revisão do Plano Museológico.
Ministrantes
Cinthia Oliveira: graduada e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, atuando principalmente na
elaboração e gestão de políticas públicas nos temas memória social, educação museal e expografia.
Eneida Quadros Queiroz: graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, com
experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: reformas urbanas, sanitarismo, justiça
sanitária e cidadania.
Newton Fabiano: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Técnico em Assuntos Culturais do Ibram, chefe da
Divisão de Normatização, com atuação nas áreas de gestão de políticas culturais, montagem de exposições e educação museal.
Ricardo Rosa: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), possui especialização em História da Cultura e da Arte
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É servidor público federal, desde 2006, atuando como Técnico em Assuntos Culturais - Museologia no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, posteriormente, no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Acervo Museológico, do Departamento de Processos Museais (DPMUS).
Taís Valente dos Santos: bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia. É servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2010, onde atua como Técnica em Assuntos Culturais - Museologia. Atualmente está lotada na Coordenação de Acervos Museológico (Camus).
Inscrições
A oficina será realizada de 2 a 5 de agosto de 2022
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Para se inscrever clique aqui
Inscrições até 31/07/2022
Duvidas entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
No mês em que comemora seus 30 anos de instituição, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) divulga o relatório Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Instituições Museológicas Catarinenses. Elaborada com dados colhidos entre maio de 2020 e abril de 2021, a publicação traz informações sobre 109 museus do estado, que responderam ao formulário enviado pela coordenação do Sistema.
A pesquisa é inédita em âmbito estadual e traz dados relacionados aos museus e seus trabalhadores, como número de profissionais diagnosticados com Covid-19, percentual de demissões no período, impacto financeiro nas instituições, redução de público visitante, aumento da participação nas redes sociais, entre outros. O objetivo do SEM com a pesquisa é compreender como a pandemia afetou o setor e, a partir daí, desenvolver estratégias e ações para mitigar alguns dos problemas diagnosticados.
Entre as ações já implementadas neste sentido está a a Oficina de Plano Museológico do Programa de Capacitação Museológica, realizada em junho numa parceria entre o SEM/SC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em formato virtual, a capacitação alcançou 20 instituições museológicas de 19 municípios catarinenses, além de cinco cidades de outros estados.
O Cadastro Catarinense de Museus é um programa permanente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) coordenado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM). O Cadastro é uma ferramenta extremamente importante para as instituições museais catarinenses, pois ao sistematizar suas informações revela aspectos fundamentais para o entendimento do panorama do campo museal no estado. Portanto, trata-se de um programa essencial para a compreensão dos perfis e dos desafios de nossos museus, servindo como base para a elaboração de políticas públicas que favoreçam o progresso e o fortalecimento do campo museal em Santa Catarina.
Para cadastrar sua instituição e fazer parte de nossa rede basta preencher o formulário abaixo, que será analisado pela equipe do SEM. Após a análise dos dados encaminharemos o Termo de Adesão, documento que oficializa a parceria com o SEM. Precisa de ajuda sobre como preencher o Cadastro? Então confira o Caderno de Orientação Cadastro Catarinense de Museus
Tanto o Cadastro quanto a Adesão são de fundamental importância para o museu e, sobretudo, para o fortalecimento da rede museal de Santa Catarina. Entre os benefícios garantidos aos museus cadastrados no SEM estão visitas técnicas gratuitas, participação em eventos de capacitação, oportunidade de inscrição em editais de fomento, dentre outros. Além disso, com a adesão atualizada, os dados da instituição poderão ser utilizados em publicações produzidas pela FCC e por seus parceiros, como o Guia de Museus de Santa Catarina, que traz visibilidade e prestígio à instituição ao inseri-la no circuito museal e turístico do estado.
O Cadastro Catarinense de Museus atende tanto ao eixo Gestão, da Política Estadual de Museus, quanto ao Plano Setorial de Museus aprovado em 2013. É um programa criado para ser uma ferramenta de constante levantamento de informações sobre os museus catarinenses e desde seu lançamento tem possibilitado o estabelecimento de parâmetros para a certificação e o registro das instituições. Além disso, vem proporcionando a geração de indicadores sobre o setor, instrumentos fundamentais para a elaboração das metas do Plano Setorial de Museus e, consequentemente, para a qualificação das propostas de políticas públicas para os museus. Outro aspecto a ser ressaltado é a atenção ao Princípio da Transparência, uma vez que o Cadastro apresenta e torna acessível à sociedade os dados coletados, fomentando a ampliação da pesquisa e do controle social sobre os museus de Santa Catarina.
Relatório do Cadastro Catarinense de Museus
A segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus - 2021 conta com dados coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020. Teve a participação de 166 instituições.
A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas na nossa sociedade e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las.
A coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculada à Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), lança a segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus - 2021. Os dados foram coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020.
A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas na nossa sociedade e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las.
A coordenação do SEM/SC agradece às 166 Instituições participantes e demais envolvidos com esta publicação.
:: Confira o 2º Relatório do Cadastro Catarinense de Museus
A Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) está lançando uma nova edição da pesquisa sobre o impacto da pandemia nas instituições museológicas catarinenses. O formulário estará disponível para ser respondido até 14 de junho pelas mais de 200 instituições aderidas ao SEM/SC, divididas em sete regiões museológicas pelo estado. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 nos últimos 14 meses.
As informações são basilares para se pensar a criação de políticas públicas de apoio às instituições. Em 2020, houve o lançamento de um relatório cujos dados foram obtidos a partir de pesquisa realizada, na época, com 79 instituições museológicas que apresentaram dados essenciais sobre o funcionamento durante a pandemia (confira aqui a publicação do ano passado).
A reedição da pesquisa aprofundará o diagnóstico e trará informações atualizadas sobre as instituições catarinenses durante o período pandêmico. Para isso, SEM/SC solicita às instituições museológicas que mantenham seus e-mails atualizados junto à coordenação do Sistema e que verifiquem suas caixas de entrada e spam a fim de colaborarem com a pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..