O presidente da FCC, Antônio Ubiratan de Alencastro, representou também o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte Waldir Waledowsky e o Governador Leonel Pavan durante a abertura do 2º Fórum Estadual de Museus na manhã de segunda-feira(14/06) no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.
O evento terminou na quarta-feira(16) e atraiu mais de 200 participantes e representantes de 110 museus de 48 municípios catarinenses.
"Foi um sucesso absoluto, pois discutiu-se as normas para a implantação do inédito sistema estadual de museus, que ligará todos os museus catarinenses e ampliará o acesso da população a estes espaços culturais", diz Marli de Fávero, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, que funciona na FCC.
Santa Catarina é o quinto estado da federação em número de museus, com 183 no total, atrás apenas de SP, RJ, RS e MG.
Durante o evento foi realizada a eleição para o Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, do qual o resultado poderá ser visualizado pela internet a partir de 21/06 (segunda-feira) no www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural.
Os participantes do evento ainda organizaram uma Carta de Joinville onde foram apresentados deliberações e pedidos de moções. O documento também estará disponível no site.
A programação da quarta-feira contemplou duas mesas-redondas: Museus Comunitários e Ecomuseus, com Patrícia Berg Trindade, João Paulo Corrêa (JPCultural) e Viviane Wermelinger (Museu Universitário da UFSC), medidada por Valda Facundes, do Ecomuseu Dr. Agobar; e Interface entre Museus, Espaços de Memória e Patrimônio Cultural, com Ivan Carlos Serpa (MEAI/FGML) e Sandra Guedes (Univille), mediada por Eliane Veiga (Casa da Memória FF. Cascaes). A conferência de encerramento ocorre às 17 horas, com Francisco Régis Lopes Ramos, da UFCE.
O 2º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Sistema Estadual de Museus (SEM-SC), com parceira da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Instituto Luiz Henrique Schwanke, SDR Joinville e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Fonte: Foto: Márcio Henrique Martins/ MIS-FCC