Os gestores culturais indicados pelos colegiados microrregionais reuniram-se em 06/05 no Parque de exposições da Feira do Milho, em Xanxerê, para instituição do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) e eleição dos membros da comissão gestora.
O objetivo do conselho é favorecer o desenvolvimento, fortalecimento da gestão cultural nos municípios e discussão das políticas públicas.
Eugênio Lacerda, gerente de projetos da FCC, participou do encontro.
"A representatividade dos gestores municipais na discussão e formulação de políticas públicas de cultura, junto à esfera estadual e federal e no auxilio aos municípios na implantação dos seus sistemas municipais de Cultura", diz o presidente do CONGESC, Silvestre Ferreira.
"Queremos firmar a identidade cultural dos municípios catarinenses e colocar em debate as políticas culturais fortalecendo institucionalmente os municípios", destaca o prefeito de Caçador e presidente da FECAM, Saulo Sperotto, sobre o papel do CONGESC.
A eleição ocorreu durante a reunião dos gestores municipais de Cultura, em Xanxerê. Na oportunidade, a chefe da representação regional Sul do Ministério da Cultura (MinC), Rozane Dalsasso esteve presente, no dia 7 de maio, para discutir as diretrizes aprovadas na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e os programas do MinC com todos os gestores culturais presentes.
Rozane explica que alguns eixos fazem parte da cultura municipal, como secretarias, conselhos, sistemas, programas, conferencias e planos, e que cada um tem suas funções distribuídas para que o município possa mostrar o que tem de melhor nesse setor.
Composição
Presidente - Silvestre Ferreira (Joinville - AMUNESC)
Diretora Executiva - Roselaine Barboza Vinhas (Chapecó - AMOSC)
Diretor Executivo Adjunto - José Gabriel Corrêa (Gaspar - AMMVI)
Coordenador de Comunicação - Marcos Venício Montagna (Navegantes - AMFRI)
Coordenadora de Formação - Magda Vicini (Xanxerê - AMAI)
Fonte: ASCOM/FECAM