FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Ministério da Cultura e a FCC(Fundação Catarinense de Cultura) divulgaram resultado com os 42 projetos comtemplados no edital Cine Mais Cultura, cujos vencedores recebem um kit de exibição de cinema para auditório de até 200 lugares.

Os projetos são de entidades sem fins lucrativos de mais de 40 cidades de Santa Catarina, do qual concorreram55 projetos inscritos no estado, onde 66% são de recursos federais e 33% de contrapartida do estado.

Santa Catarina é o estado que apresenta a menor concentração de salas de cinema na relação capital/interior. No entanto, em números absolutos, possui o menor número de unidades da Região Sul do país - 75 salas -, perdendo para o Rio Grande do Sul, com 139, e Paraná, com 114.

O edital é fruto de uma parceria entre o MinC e o governo do estado para a implantação descentralizada das ações do Mais Cultura. O Programa - que integra a Agenda Social do Governo Federal e marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e importante vetor para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país - tem como principal objetivo ampliar a oferta de bens e serviços culturais à população.

CA ação visa democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos grandes centros urbanos.

O kit conta com telão (4mx3m), aparelho de DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, amplificador, dois microfones sem fio, dentre outros equipamentos.

Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens de todas as épocas, para todos os públicos). O acervo completo reúne cerca de 500 obras organizadas em 154 programas (DVDs).

Fonte: Minc

edital Cine Mais Cultura