Nasceu em 1953, em Florianópolis. é Licenciada em Artes Plásticas pela UDESC (1976), Mestre em Educação pela UFRGS (1986), Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1998) e fez pós-doutorado em Semiótica Visual, na França, entre 2001 e 2002.

é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, da Association International des Critiques d"Art, da International Society of Education throug Art e da Assocoation International de Sémiotique Visuelle. é autora dos livros: Imagem também se lê; Moda Também é texto, ambos pela Editora Rosari, de São Paulo; com Sara Regina Poyares dos Reis e João Klug, é co-autora da biografia intitulada Carl Hoepcke: a marca de um pioneiro, pela Editora Insular; com Sandra Makowiecky organizou Ensaios em torno da Arte, pela Editora Argus; também com Sandra Makowiecky escreveu Florianópolis: imagens e memória, no prelo. Têm ainda inúmeros trabalhos publicados em coletâneas e anais de congressos nacionais e internacionais, sobre artes visuais e semiótica.

Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Plásticas do Centro de Artes da UDESC, hoje atua na Graduação em Artes Plásticas e Design e na Pós-Graduação em Artes Visuais, ministrando aulas, conferências e orientando dissertações. Na UDESC, foi Diretora Geral do Centro de Artes, Pró-Reitora de Ensino e, posteriormente, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade. Atualmente é membro da Comissão Municipal de Arte Pública, junto ao IPUF; do Conselho Consultor do Museu de Arte de Santa Catarina e do Conselho Estadual de Cultura. Foi eleita Presidente da ANPAP, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas para a gestão 2007-2008. Em 2008 recebeu a Medalha João David Ferreira Lima, da Câmara de Vereadores de Florianópolis.