Anita Pires nasceu em Tibagi, no Paraná, em 1943. Em 1956, mudou-se para Florianópolis, para estudar. Em 1964, casou com o médico Walter Pires, e mudou-se para Curitiba. Em 1967, mudou-se para Itajaí, e dez anos depois, em 1977, partiu para a França, exilada. Em 1979 retornou ao Brasil, para Itajaí. Em 1985, Anita fixou residência em Florianópolis, onde permanece até hoje. é mãe de Rafael, Luiz Henrique, Juliana e Jeanine Pires.

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desde 15 de abril de 2008 e da ONG FloripAmanhã desde 2006, Anita Pires é empresária, educadora e assistente social, com especialização em Políticas Sociais na França. Entre 1985 e 1988 assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, e em 1986 foi eleita suplente de Deputado Federal. De 1988 a 1989 foi secretária adjunta de Planejamento do Estado de Santa Catarina, e coordenou o Projeto de Desenvolvimento Sócio Econômico de Santa Catarina. De 1990 a 1993 iniciou suas relações com a Itália em missões culturais e empresariais. Em 1994 fundou e coordenou o Fórum Permanente de Planejamento Turístico de Florianópolis. Pouco depois, em 1996, fundou e coordenou o Fórum Catarinense de Desenvolvimento Regional.

Em 1997, fundou a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Região Metropolitana de Florianópolis, e de 1997 a 1998 coordenou os projetos do Plano de Desenvolvimento Sustentável da área da Bacia do Uruguai, juntamente com o Ministério do Planejamento, governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prefeituras e universidades; e o Plano de Desenvolvimento da Bacia do Iguaçu, através dos governos de Santa Catarina e Paraná, Ministério do Planejamento e prefeituras.

De 2002 a 2006 foi secretária adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, e diretora nacional do Projeto Meu Lugar, uma parceira do Governo do Estado de Santa Catarina e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em 2004 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/SC), e em 2006 da ONG FloripAmanhã. Em 2007, coordenou o Grupo de Trabalho do trade turístico de Santa Catarina, e foi eleita diretora de capacitação, pesquisa e serviços da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Nacional).

Foto: Márcio H. Martins / MIS-FCC