Phd. em Ciência Humanas e Sociais, nasceu em 13 de setembro de 1928. Natural de Florianópolis, onde desenvolveu toda a sua formação básica e superior com pós-graduação em outros centros e países. Sociólogo e economista, especializado em Planejamento Econômico, Sociologia e Planejamento Educacional é Doutor e Livre Docente. Seus estudos e pesquisas estão voltados para a etnografia e registrando a cultura catarinense com ênfase na açoriana do século 18. Lecionou em escolas de primeiro e segundo grau, no superior e pós-graduação no UFSC, na UDESC, nos Cursos Superiores da Polícia Militar de SC, integrou os Conselhos Estadual de Educação e Cultura de SC. Foi atuante na política estudantil e partidária, onde ocupou vários cargos administrativos e técnicos e mandatos legislativos como Vereador e Deputado, tendo sido um dos fundadores do Partido Democrata Cristão em 1947.
Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira - Açores; Membro da Comissão Catarinense de Folclore; Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Franklin Cascaes; Integra, e foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC; Membro e um dos fundadores do Núcleo de Estudos Museológicas de Santa Catarina; Membro da Academia Desterrense de Letras; Membro da Academia Catarinense de Letras e Artes; Associado da Associação Literária Florianopolitana; é instituidor do Ecomuseu do Ribeirão da ilha e seu Diretor Geral; Presidente da Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha; dedica-se também, como sócio quotista, na orientação técnica do Restaurante e Pousada do Museu. é atuante em atividades Pastorais da Igreja Católica dedicando-se a Pastoral familiar e estudos de religiosidade Popular.
é autor de dezenas de livros, artigos e vídeos sobre cultura açoriana, com ênfase em Florianópolis e no Ribeirão da Ilha.
Seus últimos lançamentos foram: Os Engenhos de Farinha de Mandioca da Ilha de Santa Catarina - 1992; Ribeirão da Ilha Vida e Retratos - 1989; Memorial Histórico da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos - 1998 Florianópolis das 100 Praias - 1999; Associação Irmão Joaquim - 100 anos de Amor ao Próximo - 1902-2002; O Contributo Açoriano na Construção do Mosaico Cultural Catarinense - 2002, Santa Catarina a Ilha 500 anos e Descortinando as 100 Belas Praias de Florianópolis, em seu Continente, suas Lagoas e sua Ilha - 2004.
Foto: Danísio Silva / MIS-FCC