26 de abril de 2008.

Jornal A Notícia / Cultura

Artistas de Joinville reivindicam novas melhorias a Anita Pires

A nova presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, teve um encontro com a classe artística de Joinville e região na quinta-feira. O encontro foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e estiveram presentes 50 pessoas, entre eles nomes como o cineasta Henrique Tobal e o presidente da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), Silvestre Ferreira.

A reunião foi o primeiro contato de Anita com os artistas locais, e deve se repetir em outras regiões do Estado. "Queremos conhecer as dificuldades e sugestões que a classe tem para, a partir daí, promover melhorias", explicou a presidente. Durante uma hora e meia, Anita ouviu as reivindicações do grupo, e respondeu o que poderia ser feito para dar mais fôlego à cultura.

Entre as solicitações mais abordadas, esteve a discussão de novas políticas e diretrizes para os editais de apoio à cultura. Grande parte dos artistas reclamou que os grupos se sentem desanimados para encaminhar projetos, pois os critérios de seleção não são claros. Além disso, eles pedem também uma desburocratização no encaminhamento dos projetos e mais rapidez para que, se aprovados, os recursos sejam liberados. "Muitas vezes as empresas cobram onde está o projeto por conta dessa demora, e passam a não acreditar mais no sistema", disseram.

Uma das sugestões, ainda relacionada aos editais, foi a produção de uma cartilha para que o artista saiba como montar o documento para acessar o benefício. Anita sugeriu uma consultoria que seja destacada somente para cuidar dessas questões, e também pediu a auxílio do Conselho Municipal de Cultura para que as questões sejam sanadas com mais rapidez.