(Artigo - julho de 2007)

A Maratona de Cinema de Santa Catarina reforçou nossa convicção da importância de uma gestão descentralizada. Pela primeira vez na história, catarinenses de todas as regiões têm acesso a um projeto audiovisual democrático e extensivo a todos os públicos, numa iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura, com o apoio das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional e das prefeituras municipais.

Em sua primeira edição, projetamos filmes catarinenses e nacionais nos municípios das SDR´s de Joinville, Concórdia, Maravilha e Chapecó e reunimos mais de 40 mil espectadores. Neste ano, o Governo de Santa Catarina leva a 2ª edição da Maratona de Cinema às regionais de Ibirama, Rio do Sul, Taió, Araranguá e Caçador. São exibições gratuitas de longas nacionais, curtas catarinenses e filmes infantis, em colégios, ginásios, pavilhões, praças e centro comunitários. Esta é a nossa política audiovisual, inserida na descentralização e no livre acesso, que tem em sua diretriz o apoio à produção catarinense e o fomento à circulação, distribuição e divulgação da arte produzida no nosso Estado.

Além disso, nós, espectadores, temos a oportunidade de assistir a filmes que, muitas vezes, não são projetados em outros espaços e que não se enquadram no circuito comercial. E estamos num ambiente de grande troca cultural, num espaço democrático e gratuito, com uma rica programação que se estende de julho a novembro, nas manhãs, tardes e noites, para todas as idades e gostos.

Rumo à segunda edição, a Maratona do Cinema de Santa Catarina revela-se vitoriosa. E o alcance deste projeto em diversos espaços, com igualdade de acesso de forma democrática e descentralizada, comprovam sua vitalidade.

E é por tudo o que já foi dito, projetado e executado, que a 2ª Maratona de Cinema está aí, percorrendo novos municípios, exibindo novos filmes, extensivo a todos os apreciadores da sétima arte.

Gilmar Knaesel

Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte