FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Retratos da Leitura do Brasil

Resultado de pesquisa constata que brasileiro lê cerca de 4,7 livros ao ano

Mesa do Evento No final de maio de 2008 foi apresentada a segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil durante a realização de um seminário no Brasília Alvorada Park Hotel, na capital federal. Estiveram presentes representando o Ministério da Cultura, o secretário executivo, Juca Ferreira e o secretário de Articulação Institucional, Marco Acco.

Também comporam a mesa, representando o Ministério da Educação, o professor André Lázaro, o secretário executivo do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), José Castilho, o presidente do Instituto Pró-Livro, Jorge Yunes, o vice-presidente da Abrelivros, Andrés Soria, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Rosely Boschini e o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), Paulo Rocco.

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Pró-Livro e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e coordenada pelo Observatório do Livro e da Leitura (OLL). Durante a cerimônia, o diretor do OLL, Galeno Amorim, e o representante do Ibope, Maurício Garcia, apresentaram os números do exame.

Leitor e não-leitor

O estudo foi aplicado em 5.012 pessoas em 311 municípios de todo o país de 29 de novembro de 2007 a 14 de dezembro do mesmo ano, o que representou mais de 172 milhões de pessoas, ou seja, 92% da população. O método adotado para definir o leitor ou não-leitor foi a declaração do entrevistado de ter lido ao menos um livro nos últimos três meses.

A pesquisa constatou que, 95 milhões de pessoas, ou seja, 55% da população são leitores, enquanto 77 milhões, 45% dos entrevistados, foram classificados como não-leitores.

A pesquisa apontou também que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Em algumas regiões o número é ainda maior, como é o caso do Sul, onde foi apurado que são lidos 5,5 livros por habitante ao ano. No Sudeste o número foi de 4,9, no Centro-Oeste 4,5, no Nordeste 4,2 e no Norte 3,9. A pesquisa confirmou também que as mulheres lêem mais que os homens, 5,3 contra 4,1 livros por ano.

A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2000 e 2001 em 44 municípios brasileiros. Na época o estudo constatou que 49% da população eram consideradas leitores.

O seminário se estende durante todo o dia. à tarde serão apresentados os painéis: A Leitura no Imaginário Coletivo: Percepção e Valores da Sociedade; Pesquisas de Comportamento Leitor no Mundo; A primeira edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2000); O que dizem os números; Leituras da Pesquisa e Retratos da Leitura - Caminhos para os atores do mundo do livro.

A margem de erro da pesquisa é de 1,4 para mais ou para menos.

A pesquisa completa pode ser acessada neste site no link Downloads ou no site do Instituto Pró-Livro.

(Fonte: Comunicação Social/MinC)