A Teia Sul, Encontro de Pontos de Cultura da Região Sul, realiza-se entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na cidade de São Francisco do Sul (SC), dando início a mobilização para a Teia 2010 - Tambores Digitais, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (Fortaleza, CE, 25 a 31 de março).

São esperados no encontro cerca de 250 artistas e produtores culturais, representando 60 Pontos de Cultura gaúchos, 70 paranaenses e 78 catarinenses. Segundo a Comissão Organizadora, a Teia Sul quer mostrar tanto a diversidade quanto a memória cultural marcantes dos diversos povos e grupos étnicos formadores das identidades dos estados sulistas.

"A idéia é aproximar outras ações culturais que ainda não fazem parte do Programa Cultura Viva, bem como os agentes culturais e públicos que atualmente buscam uma aproximação com a rede de ações do Programa", explica a Comissão em texto. "O encontro Teia Sul, portanto, será um evento político, cultural e técnico, que objetiva a articulação de temas fundamentais, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a expressão cultural de Pontos de Cultura e da Ação Griô".

Dentre os objetivos está a sedimentação do trabalho realizado em rede por agentes culturais, cujo desafio maior é a construção de saberes coletivo e a demarcação de novos perspectivas para a sustentabilidade de projetos que priorizem o desenvolvimento humano como forma de autonomia.

Programação
Para a atriz Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro, Ponto de Cultura sediado em Foz do Iguaçu (PR), o encontro serve não apenas como um momento de articulação de ações e de políticas, mas também de "contato entre as pessoas e suas produções, entre olhares e visões distintas. é importante afirmar a dimensão humana destas reuniões, onde as pessoas estão em movimento, almejando trocar impressões e expressões humanas", explica.

A abertura da Teia Sul acontece no dia 26, a partir das 15h30, com o acendimento da Chama Lei-Griô e a ciranda de Mestres Griôs e Tuxauas. à noite, uma mostra audiovisual com produção dos Pontos de Cultura será exibida.

No dia 27, tem início os Fóruns Estaduais, onde acontecem discussões e encaminhamentos sobre políticas públicas para Pontos e Pontões de Cultura, assim como a elaboração do documento de referência do encontro - Carta de São Franscisco do Sul. Também neste dia está programada o registro da memória dos mestres da Ação Griô e a gravação de um clipe musical.

No dia 28, os Tuxauas da região sul, articuladores de redes de Pontos de Cultura recentemente selecionados em edital público, realizam um primeiro encontro, afim de conhecer e articular propostas. A programação completa, assim como outras informações relativas ao encontro, está disponível aqui.