15/12/2009 - Foram empossados nesta terça-feira (15) os membros do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), entidade vinculada à Fundação Catarinense de Cultura. De forma inédita no País, o Estado de Santa Catarina promoveu eleições para que os membros do Comitê Gestor fossem escolhidos por voto democrático, para sete das dez categorias, sendo que concorreram 23 instituições. "A maioria dos Estados simplesmente indica quem serão os representantes das regiões, sem recorrer ao voto", explica a coordenadora da SEM/SC, Marli Fávero.

O processo de pleito eleitoral foi realizado em dezembro de 2007, através de um programa de votação via internet, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). O acesso ao programa deu-se através de senhas distribuídas antecipadamente às instituições. Mesmo sem terem sido legitimados oficialmente - ato que ocorre hoje, numa Homologação Ratificadora - os membros do Comitê trabalharam incessantemente durante os dois últimos anos, participando de reuniões ordinárias, representando as categorias às quais foram eleitas e atendendo as necessidades que o Sistema exige.

O cargo dessas instituições está prorrogado até 30 de junho de 2010, quando então deverá acontecer uma nova eleição, durante a realização do 2º Fórum Estadual de Museus, previsto para o 1º semestre de 2010, em Joinville. "é um setor que está crescendo, se comprometendo, ficando mais dinâmico", afirma Anita Pires, presidente da FCC, lembrando que será feito um concurso público para contratação de pessoal efetivo para a fundação, com vagas para museólogo.

São membros do Comitê Gestor: Marli Fávero, da Fundação Catarinense de Cultura, representando a Coordenação do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC; Francisco do Vale Pereira, da Universidade Federal de Santa Catarina, representando o Núcleo de Estudos Museológicos; Darlan Pereira, Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, de Itajaí, representando os Museus Municipais do Estado de Santa Catarina, através do Museu Histórico de Itajaí; Lygia Helena Roussenq Neves, administradora do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), representando os Museus Estaduais do Estado de Santa Catarina; Maria Regina Schwanke Schroeder, Diretora Administrativa do Instituto Luiz Henrique Scwanke, representando os Museus Privados ou Mistos do Estado de Santa Catarina, através do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke; Lourdes Rossetto, diretora do Museu Victor Meirelles, representando os Museus Federais localizados no Estado de Santa Catarina; Valda Fagundes, diretora do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, representando as organizações sociais, museus comunitários, ecomuseus, grupos étnicos e culturais e entidades organizadas que tenham efetiva atuação na área museológica no Estado de Santa Catarina; Marco Antonio Ballester Junior, acadêmico em museologia, representando, através do Centro Universitário Barriga Verde, as escolas e universidades que tenham efetiva atuação na área museológica no Estado de Santa Catarina; ângela Paiva, museóloga, representando o Conselho Regional de Museologia; e Nivaldo Aníbal Goulart, diretor do Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, representando os museus universitários do Estado de Santa Catarina.

O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina é um setor na Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura. Numa iniciativa do Ministério da Cultura, em 2003, o Departamento de Museus, setor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), deu início um encaminhamento que reuniu a classe museológica do Brasil na formatação do Sistema Brasileiro de Museus. A partir de então, o Ministério estimulou para que os Estados Brasileiros também criassem os Sistemas Estaduais de Museus.

Santa Catarina se fez presente nas discussões e, a partir de 2004, iniciou os contatos com os profissionais de museus do Estado, criando Grupos de Trabalhos para a formatação da Política Estadual de Museu. Em junho 2005, na realização do 1º Fórum Estadual de Museus, em Florianópolis, foram discutidas a Minuta do Decreto que criava o SEM/SC e a Minuta da Política Estadual de Museus. Em 29 de março de 2006, o Decreto nº 4.163 oficializou o Sistema Estadual de Museus, estando entre os três primeiros Estados a criarem um sistema específico para a área.

Foto: Márcio H. Martins / FCC