Entre os dias 1 e 8 de novembro estará em visita ao estado de Santa Catarina uma missão italiana proveniente de Ravenna, na Região Emilia Romagna. Integram a missão o vice-prefeito de Ravenna, a Secretaria de Relaçoes Internacionais daquele Municipio, os responsáveis pelo Museo do Ressurgimento (Movimento de Unificaçao da Italia), empresários, jornalistas, agencias de viagens e um grupo de teatro do qual integra a cantora lírica Emanuela Tesch - soprano de grande reconhecimento na Itália. São 25 italianos que durante uma semana visitarão Laguna, Praia do Rosa, Pinheira, Ilha do Papagaio e Florianópolis.

A vinda desta delegação é resultado de um acordo de colaboração firmado entre as cidades de Ravenna e de Laguna (gemelaggio), a partir da iniciativa do Governo do Estado através da Santur. O acordo abrange os setores turístico, cultural e comercial.

A cidade de Ravenna está trazendo a SC o espetáculo "A Epopeia Garibaldina", baseada na vida de Anita Garibaldi, que foi apresentada no Clube Congresso em Laguna e será apresentada também no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis.

O vice-prefeito de Ravenna, Geannantonio Mingozzi, é a maior autoridade italiana em Garibaldi - o maior herói italiano, responsável pela unificação do país no final do século XIX. Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi, é para ele um excelente motivo por onde iniciar as relações com Santa Catarina, um estado, segundo ele, que tem grandes afinidades com a Região Emilia Romagna na Itália, e muito motivos para ser parceiro em iniciativas de cunho cultural, turístico e econômico.

Serviço: espetáculo "A Epopeia Garibaldina", baseada na vida de Anita Garibaldi

Dia: 03-11-2009

Local: Clube Congresso em Laguna, às 20 horas.

Dia: 07-11-2009

Local: TAC - Teatro álvaro de Carvalho em Florianópolis, às 20 horas

As apresentações serão com entrada franca.

SAIBA MAIS:

Tu serás minha...

Paixão e morte de Anita Garibaldi

De Aurora Bedeschi e Francesca Mazzoni

Espetáculo oferecido pelos moradores de Ravenna aos amigos de Santa Catarina

Laguna, 3 de novembro de 2009, às 20 horas

Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos

Florianópolis, 7 de novembro de 2009, às 21 horas

Teatro álvaro de Carvalho

Com este espetáculo, a Prefeitura de Ravenna, na Itália, inicia uma parceria com Laguna e com o Estado de Santa Catarina, baseada em dois personagens ilustres que fizeram história tanto no Brasil quanto na Itália. Laguna, que vivenciou o despertar da paixão entre Anita e Giuseppe Garibaldi, e Ravenna, que acolheu o casal em seus últimos anos, e ali mantém, hoje como museu, a casa onde viveu e morreu Anita Garibaldi. Duas cidades que compartilharam a bravura destes heróis que lutavam pela liberdade de seu povo.

A Paixão e Morte de Anita Garibaldi traz a Santa Catarina a soprano Emanuela Tesch, cantora lírica com inúmeras premiações na Itália, que já se apresentou nos principais teatros daquele país, interpretando protagonistas de peças de Vivaldi, Mozart, Beethoven, Hendel, Shubert e Chopin, entre tantos outros.

Texto: Aurora Bedeschi e Francesca Mazzoni

Seleção musical: Emanuela Tesch