19/10/2009 :: A conservadora e restauradora Sára Beatriz Dutra e Silva Fermiano, funcionária da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), receberá na segunda-feira (26), às 15 horas, a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, concedida pelo Governo do Estado. A cerimônia de entrega abrirá as comemorações da 10 ª Semana do Servidor Público e ocorrerá no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

"Essa medalha é uma oportunidade de condecorar publicamente os funcionários que se destacam no exercício de suas funções", lembra a presidente da FCC, Anita Pires. Cada órgão da administração direta e indireta do poder executivo estadual deve indicar um servidor para receber a comenda. Sára foi escolhida pela fundação devido à excelência do seu trabalho e à relevância dos serviços que presta à comunidade.

Há 28 anos na instituição, Sára é uma protetora do patrimônio cultural de Santa Catarina e propaga seu conhecimento no papel de orientadora do "Estágio Supervisionado em Conservação - Restauração de Bens Culturais Móveis". Através deste estágio, com duração de cinco anos, repassa os princípios e técnicas de seu campo de atuação aos representantes e servidores de instituições municipais, garantindo que muitos acervos do Estado não se deteriorem ou desapareçam por falta de cuidado adequado. é também dessa forma que ela multiplica o trabalho do Ateliê de Conservação - Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) em benefício dos municípios catarinenses.

Sára ingressou na FCC em 1981, como Técnica em Assuntos Culturais, na então Unidade de Artes. Cinco anos mais tarde, com do Atecor, passou a trabalhar na área de restauração, sob a orientação do idealizador do ateliê professor Aldo Nunes. Graças à sua dedicação, responsabilidade profissional e competência técnica, muitas obras de arte, notadamente pinturas em telas e esculturas em madeira, puderam voltar a ser expostas e admiradas.

Sára é formada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas e possui especialização em Museologia. Foi sócia fundadora da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR), trabalhando sempre em prol da valorização da profissão. Além de funcionária exemplar, Sára também é lembrada por seus colegas de trabalho pela integridade de seu caráter, sempre com uma palavra de atenção e conforto.

Semana do Servidor

A programação da 10ª Semana do Servidor se estende até 29 de outubro e incluirá solenidades, palestras e eventos culturais. Durante todos os dias, a "Tenda da Saúde", montada no pátio do Centro Administrativo, oferecerá atendimentos terapêuticos, como avaliações de saúde, massagens, limpeza facial, aplicação de nanotecnologia cosmética e orientação nutricional, além de fornecer informações sobre prevenção de câncer.

A presidente da FCC, Anita Pires, lembra que a fundação promoveu, nos últimos meses a formatação de seu planejamento estratégico, atividade que envolveu grande parte dos funcionários do órgão. Outra iniciativa de sucesso, implantada há poucas semanas, foi a oferta de um serviço de massagem rápida, uma vez por semana, com limite de dez minutos por servidor. Aplicada por um profissional da área, a massagem é concorrida, necessitando inclusive de agendamento prévio. "Recebemos um retorno muito positivo dos funcionários", comemora Anita.

Ela lembra que a FCC também irá agraciar seus 13 funcionários que estão há mais de trinta anos no serviço público, com a entrega de uma Menção Honrosa. A cerimônia está prevista para o início de novembro. Veja abaixo a programação da Semana do Servidor e a lista dos que serão agraciados com a Menção Honrosa.

Programação - 10ª Semana do Servidor:

Segunda-feira (26) - Abertura oficial e entrega da Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. Local: Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis, às 15 horas. A solenidade será seguida de coquetel.

Terça-feira (27) - Programação cultural. Local: Teatro Governador Pedro Ivo, a partir das 17 horas.

Quinta-feira (29) - Tarde dançante para aposentados, das 14 às 18 horas. Local: Clube Doze de Agosto (centro).

Quinta-feira (29) - às 14 horas, palestra sobre a campanha de combate ao câncer de colo de útero, com a médica PHD em oncologia Deise de Carvalho Dias; às 15 horas, palestra "Viva com saúde e conquiste bem-estar", com o preparador físico Nuno Cobra; às 17 horas, apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca); às 18 horas, coquetel de encerramento. Local: Teatro Governador Pedro Ivo.

Segunda-feira (26) a quinta-feira (29) - "Tenda daSaúde", com informações sobre as diversas campanhas de prevenção do câncer, além de oferecer atendimentos terapêuticos, como avaliações de saúde, massagens, limpeza facial, aplicação de nanotecnologia cosmética e orientação nutricional. No pátio do Centro Administrativo, das 13h30 às 18h30.

Funcionários da FCC que receberão Menção Honrosa:

• Adelson Osni da Silva
  • Ana Lucia Torres