A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participa, neste sábado (17), em Curitiba, da 1ª Mostra de Cultura de Raiz, que acontece no Canal da Música, a partir das 10 horas. O evento, promovido pelo Codesul Cultural, tem entrada franca e reunirá música, artesanato, contação de histórias e vídeos dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná. A presidente da FCC, Anita Pires, lembra que a mostra busca fortalecer os movimentos culturais da região Sul do Brasil e do Mato Grosso do Sul, promovendo a união dos estados para o desenvolvimento de propostas que valorizem a cultura regional.
Durante o dia acontece uma feira gastronômica com pratos típicos e preços populares. No cardápio serão servidos barreado (PR), caldo de piranha (MS) e caldeirada de frutos do mar (SC) por R$ 5. O show de encerramento começa às 20h30 e terá seis atrações, que vão apresentar um painel da autêntica música de raiz realizada em cada estado participante.
Paraná - O Paraná, anfitrião do evento, vai expor e comercializar no local o artesanato do Estado, selecionado pelo Provopar. Na área da gastronomia, que acontece a partir do meio-dia, será servido o barreado. Durante a degustação haverá apresentações de artistas convidados. No decorrer do dia, o local vai apresentar também uma mostra de vídeos selecionados. Cada estado convidado terá uma sala multimídia onde vai mostrar o trabalho de seus cineastas e de filmes que tenham uma abordagem cultural dentro do tema proposto pela mostra.
Duas grandes atrações musicais foram selecionadas para representar o Paraná durante o show de encerramento da Mostra de Música de Raiz. O evento, que acontece a partir das 20h30 no grande auditório do Canal da Música, começa com o espetáculo folclórico musical "Nhengarí" Inami, que em tupi-guarani significa "Cantar (Nhengarí) a água azul (Inami)", de Lidio Roberto e Cris Lemos.
O show é uma homenagem ao pesquisador-folclorista-compositor paranaense, o professor Inami Custódio Pinto. Em seguida, é a vez do grupo Viola Quebrada, que faz um resumo artístico da obra do grupo, com canções de autores paranaenses que foram gravadas ao longo de uma década nos quatro discos já lançados pelo sexteto musical, especializado em canções caipiras inspiradas pela riqueza da vida no campo.
Mato Grosso do Sul - Na área de gastronomia, o estado vai trazer o famoso caldo de piranha. Pela abundância deste peixe nos rios sul-mato-grossenses, não é de se estranhar que o caldo de piranha figure entre as comidas tradicionais do Mato Grosso do Sul. As receitas são inúmeras, ao gosto de cada gourmet, mas o caldo básico do prato consiste em limpar as piranhas, temperar com limão, cebola, alho, cheiro verde, sal e pimenta. Refogar com todos os temperos e adicionar tomate e pimentão. Cozinhar o caldo, podendo engrossá-lo com farinha de mandioca, até a espessura desejada.
Já o artesanato do Mato Grosso do Sul traz temas referentes ao Pantanal, às populações indígenas, ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.
Na parte musical, duas atrações estão vindo para o Paraná: a dupla Tostão e Guarany e a Orquestra Revoada Pantaneira, que se apresentarão no show noturno. A dupla, composta por Adi Antonio Boniatti e Evânio Vargas Padilha, foi formada em 1983, sendo este também o ano de gravação de seu primeiro compacto, Estrada de Chão, pelo selo La Selva. Tendo se apresentado ao lado dos grandes nomes da música brasileira como Chitãozinho e Xororó, Tonico e Tinoco, Alceu Valença, Moraes Moreira, Luiz Gonzaga, Almir Sater e outros, a dupla atualmente apresenta o espetáculo "25 anos na Estrada".
Já a Orquestra Revoada Pantaneira, numa mescla de instrumentos clássicos com o berrante, percussão e contrabaixo, promete apresentar ao público músicas e sonoridades que fazem parte da história brasileira, para inspirar seus espectadores e levá-los de volta às raízes populares do país.
Santa Catarina - Direto dos mares de Santa Catarina para o Canal da Música. Essa é a propaganda do caldo de frutos do mar que a delegação catarinense está preparando para servir durante o evento. O prato típico do litoral do estado é conhecido pelo seu sabor e pelas propriedades nutritivas.
Para o show de encerramento, Santa Catarina está trazendo duas atrações bem distintas: uma do litoral e outra do interior - que segue a mesma proposta das peças de artesanato, que é englobar as características bem particulares de cada região do estado. Do interior vão se apresentar os músicos Edson Rodrigues e Alisson Rodrigues, integrantes da Sociedade Amigos da Viola de Chapecó. Da capital vem o Trio do Engenho, com Marcelo Muniz, Chico Thives e Alisson Mota, um grupo cuja proposta é apresentar músicas e ritmos que pertencem ao patrimônio imaterial do litoral e do planalto catarinense.
Mostra de Cultura de Raiz - Segundo a secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi, "a proposta do projeto é do Mato Grosso do Sul. Nós decidimos ampliar a nossa integração cultural com uma mostra cultural anual, realizada em um dos quatro estados-membros do Codesul Cultural. Vamos começar pelo Paraná. Nesta primeira edição, decidimos trazer também a gastronomia e o artesanato de cada estado. Vamos definir em outras reuniões o local e a data para esta grande festa".
De acordo com a secretária, é necessária a adoção de uma política unificada que respeite as características de cada estado e que proporcione a otimização dos recursos disponíveis para a cultura. "O intercâmbio de artistas, a circulação de bens culturais, a troca de experiências e de acervos de cada estado são fundamentais para o desenvolvimento deste setor. Os estados levarão sua cultura a outras regiões", disse. A secretária lamenta a ausência do Rio Grande do Sul que, por conta de problemas administrativos, não pode comparecer à primeira edição da Mostra de Cultura de Raiz.
Serviço: 1ª Mostra de Cultura de Raiz
Data: sábado, dia 17 de outubro de 2009
Horário: a partir das 10 horas
Local: Canal da Música - Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês - Curitiba
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná e Codesul Cultural
Fotos: Márcio H. Martins / FCC