13/10/2009 :: A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), promove em Caçador, entre 26 e 28 de outubro, a Oficina de Capacitação em Patrimônio Cultural. Os temas Museu, Escola e Comunidade: Parceria para a inclusão sociocultural e Treinamento de equipes administrativas e de apoio serão abordados pela técnica do Museu Histórico de Santa Catarina e docente do curso de Museologia da UNIBAVE Christiane Castellen e pela museóloga baiana Luciana P. da Silva, respectivamente.

O evento tem por objetivo possibilitar a capacitação em gestão cultural e a inclusão sócio-cultural. As oficinas se destinam a profissionais de museus memorais, bibliotecas, casas de cultura, áreas de educação, gestores culturais e acadêmicos de áreas afins. Segundo a coordenadora do SEM/SC, Marli Fávero, as oficinas são fundamentais para atualizar o conhecimento e desenvolver noções importantes em museologia.

"Um museu é mais que um acervo em um espaço. O profissional precisa saber catalogar, manusear e distribuir as obras em uma exposição. Isso sem contar a restauração, as estatísticas de acesso e as medidas de segurança", afirma Marli.

As oficinas de capacitação existem desde 2005 e são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, as cidades de Porto União e Orleans já sediaram oficinas. Em outubro, será a vez de São José e Caçador. Em Ibirama, as oficinas ainda não têm data definida.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas abaixo. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado com carga horária de 20h.

SERVIçO

O quê: Oficinas de Capacitação em Patrimônio Cultural

Onde: Caçador/SC

Quando: 26, 27 e 28 de outubro de 2009

Local: Universidade do Contestado (UnC) e Plenário da Câmara de Vereadores

Quanto: Gratuito

Mais informações: Clique aqui para visualizar o folder virtual (parte 1) e aqui (parte 2)

Inscrição: Para efetuar a inscrição para as Oficinas de Capacitação em Orleans, preencha o formulário (clique aqui para fazer o download) e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SAIBA MAIS:

Oficina 1: Museu, Escola e Comunidade: Parceria para a inclusão sociocultural

Esta oficinapretende discutir as possibilidades de parcerias entre o museu e a escola, e a responsabilidade compartilhada no acesso ao patrimônio artístico-cultural. Serão abordados temas sobre parceria, inclusão e ações educativas. A professora será Christiane Castellen, técnica do Museu Histórico de Santa Catarina de Florianópolis e docente do curso de Museologia da UNIBAVE.

Oficina 2: Treinamento de equipes administrativas e de apoio

A proposta é apresentar diferentes tipologias de museus, modelos de organograma e funcionamento. Ainda serão discutidos os papéis das equipes administrativas e de apoio; a imagem do museu e suas equipes, cuidados com os bens culturais e qualidade dos serviços do museu. A oficina será ministrada por Luciana P. da Silva, museóloga, de Salvador (BA).