FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Os interessados na produção documental brasileira tem encontro marcado na Livraria Cultura do Market Place na próxima quarta-feira, 23 de setembro, às 19h30, para conferir a exibição de Sem Palavras (52 minutos). O documentário foi contemplado com o Prêmio Cinemateca Catarinense/ FCC.

Realizado pela Contraponto, produtora atuante em Florianópolis e São Paulo, Sem Palavras aborda um período polêmico da história brasileira: os efeitos provocados pela Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas (1937-1945), conjunto de ações que deixou amargas lembranças. A história é relatada por descendentes de alemães que eram crianças na época.

Quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial com os Aliados, em 1942, os idiomas alemão, italiano e japonês tornaram-se proibidos no país e estes estrangeiros e seus descendentes começaram a ser perseguidos. "Naquela época existiram 12 presídios no país que eram denominados ´campos de concentração´. Dois ficavam em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis e Joinville, para onde eram levados alemães e descendentes sob suspeita aos olhos dos generais brasileiros", ressalta Kátia Klock. O trabalho reúne fotografias e arquivos sonoros, revelando uma criteriosa pesquisa.

Sem Palavras reconstrói o clima da época com cenas dramatizadas. As encenações foram realizadas com pessoas que não são atores, e sim descendentes de famílias alemãs de Blumenau, uma das mais importantes cidades catarinenses. A trilha sonora é outro destaque. O maestro Edino Krieger, nascido em Brusque e radicado no Rio de Janeiro, cedeu gentilmente composições para dar o toque requintado à obra.

No dia 29 de outubro, Sem Palavras será exibido em Nova York, dentro do projeto Brazilian Film on Thursdays, na Sala Nelson Pereira dos Santos da Biblioteca Brasileira de Nova York. O documentário divide o espaço com obras como O Cheiro do Ralo, Proibido Proibir, Durval Discos, Estômago e Central do Brasil, entre outras.

O QUê: Sem Palavras na Livraria Cultura Market Place.

QUANDO: Quarta-feira, 23 de setembro, 19h30.

ONDE:Av. Dr. Chucri Zaidan, 902. Morumbi, São Paulo.