Nas quartas-feiras de setembro, o Museu Victor Meirelles realizará a segunda edição do Curso de Imersão. O objetivo da atividade é o aprofundamento acerca da obra de Michel Foucault (1926-1984). O curso será ministrado pelo professor Pedro de Souza (CCE-UFSC). Sua tese de pós-doutorado, defendida em 2007 na école Normale Supérieur em Lyon, pesquisou a performance vocal nos ditos e escritos do pensador francês. O curso acontecerá nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2009, das 9 às 12h.

O programa prevê uma abordagem do pensamento de Michel Foucault a partir de sua relação com o domínio das artes, sobretudo o das artes visuais. O ponto de partida será a análise de algumas regiões de seus ditos e escritos - prefácios, capítulos de livro, artigos, ensaios, entrevistas, etc - a relevância do universo das artes visuais para a elaboração de seu pensamento. Consiste em observar como Michel Foucault observava a arte de Velásquez, Manet, Magritte, entre outros, para dali retirar um savoir-faire, um modelo de ateliê de trabalho que permanentemente alimentava seu trabalho de escritura e pensamento..

Proposta:

Primeiro encontro (9 de setembro, 9h)

Dispositivos de enunciação-sujeito, espaço, linguagem: Velásquez, Manet e Magritte no ato de representar.

Segundo encontro (16 de setembro, 9h)

A escritura pictorial em Michel Foucault: subtrair o sujeito e a obra, abstrair o discurso.

Terceiro encontro (23 de setembro, 9h)

A estética do pensamento em ato.

Quarto encontro (30 de setembro, 9h)

A vida como beleza possível e a ausência de obra: a inspiração cínica.

Bibliografia Básica para os encontros (será necessária a leitura prévia dos textos abaixo):

FOUCAULT, M. "Isto não é um cachimbo". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 247-263

FOUCAULT, M. "A pintura Fotogênica". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 346-355

FOUCAULT, M. "As damas de companhia". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 194-209

FOUCAULT, M. "Sobre D. Byzantios". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 326-328

FOUCAULT, M. "Pierre Boulez: a Tela Atravessada". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 387-390

FOUCAULT, M. "As palavras e as imagens". In arqueologia das ciências e história dos Sistemas do pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 78-81

FOUCAULT, M. "Com o que sonham os filósofos". In arqueologia das ciências e história dos Sistemas do pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 296-298

Sobre o ministrante:

Pedro de Souza possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007, realizou pós-doutorado na école Normale Supérieur, Lyon. Possui em andamento ainda o projeto sobre voz e subjetivação nas cantoras de rádio do final dos anos de 1950. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, é orientador no Curso de Pós-Graduação em Literatura, na linha de pesquisa Textualidades Contemporãneas e Literatura e Memória. é bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq - Nível 2.

Pré-inscrição até 31 de agosto de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, historiadores, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas, respeitando o seguinte critério de seleção: 10 vagas para membros da Associação dos Amigos do MVM, 10 vagas para professores, 10 vagas para estudantes e 10 vagas para o público em geral. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 31 de agosto de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 1º de setembro.

Título da Oficina:

Nome completo:

Telefone:

Formação:

área de atuação profissional:

Instituição:

é membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.