Depois de conquistar diversos prêmios estaduais e interestaduais, a Banda Filarmônica de Itajaí tem motivos para mais uma comemoração. A partir deste ano, a Banda torna-se "Orquestra de Metais e Percussão", possível através do TAC - Termo de Ajuste de Conduta nº 618, acordado entre Prefeitura de Itajaí e Ministério Público.

Mesmo com a mudança de nomenclatura, manteve a contribuição mais importante deste projeto para o município e Estado: a formação gratuita de crianças e jovens, garantindo através da música a construção de valores e cidadãos mais conscientes e oferecendo enriquecimento cultural através de aulas práticas e teóricas sobre clássicos, contemporâneos e populares.

Ainda em 2009, a Banda passou a ser de responsabilidade da Fundação Cultural de Itajaí, que se preocupou em melhorar toda estrutura física e investir em novos trajes de gala e equipamentos. A Banda iniciou suas atividades em agosto de 1988, como Banda Marcial da Rede Municipal de Ensino. Em 2003 o maestro Luis Alberto Martins de Freitas assume o comando, iniciando uma nova etapa com o lema "Educar através da música", e trouxe perspectivas ousadas e abrangentes, com a musicalização de todos os seus alunos.

Atualmente, a Banda Filarmônica e Orquestra de Metais e Percussão é referência no Estado por sua qualidade expressiva de execução, resultado do empenho de seus professores e alunos. Dentre estes, destacam-se prêmios conquistados em concursos de bandas Estaduais e Interestaduais, como o Bicampeonato Estadual, ocorrido em agosto de 2008. Representou Santa Catarina e o Brasil por três vezes, no Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Melipilla, no Chile, sendo reconhecida como a melhor banda participante em 2007.

Todas estas realizações renderam à Orquestra o reconhecimento da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Projeto Bandas, como modelo de gestão no Estado, resultando em uma cartilha inédita para área de bandas/orquestras, que será lançada também como modelo no Brasil. Em breve a Banda Filarmônica e Orquestra de Metais e Percussão representará Santa Catarina no arquipélago de Açores em Portugal.

www.fundacaoculturaldeitajai.com.br